São Paulo, 7 de agosto de 2025 – A Embraer informou que a Airlink e a Azorra concluíram um acordode leasing para dez novos jatos Embraer E195-E2, com a primeira entrega estimada para o final desteano. O acordo vem após a seleção anunciada dos E195-E2s pela Airlink, com sede em Joanesburgo e aprincipal companhia aérea de serviço completo da África do Sul.
A Azorra, empresa de leasing, financiamento e gestão de ativos com sede em Fort Lauderdale(Flórida), fornecerá as novas aeronaves que aumentarão a frota atual de 68 jatos da Airlink. Asentregas dos dez E195-E2s deverão começar ainda este ano e têm conclusão estimada para 2027. AAirlink é cliente da Embraer desde 2001.
As novas aeronaves terão um layout confortável de classe única com 136 assentos na configuração2x2. Os jatos proporcionarão à Airlink um aumento de capacidade e de alcance, ampliando suacompetitividade em rotas de alta densidade e criando oportunidades para novas rotas em mais destinosna África Subsaariana.
A Airlink otimizará custos com o alto grau de comunalidade operacional, de manutenção, detreinamento e de equipamentos entre seus E-Jets existentes e os novos E2s. Isso inclui, por exemplo,os cockpits, os procedimentos operacionais, entre outros, além de facilitar a entrada em serviço.
“Este é um momento marcante e desafiador para a Airlink. Marcante porque representa o início deuma nova fase de desenvolvimento e crescimento da nossa companhia, consolidando-a como a líder naÁfrica Austral e região. Desafiador porque há muito a ser feito nas próximas semanas antes daentrada em operação da primeira aeronave, prevista para dezembro. Tenho plena confiança de que aequipe da Airlink, como sempre, entregará com excelência”, afirmou Villiers Engelbrecht, CEO daAirlink.
“Este é um passo em nossa parceria com a Airlink que nos deixa entusiasmados. A adição do E195-E2à sua frota destaca nosso compromisso compartilhado com a eficiência operacional, o crescimentosustentável e o aumento da capacidade e do serviço. Temos orgulho de trabalhar ao lado da Embraere da Pratt & Whitney para trazer jatos de próxima geração para a Airlink, apoiando umaconectividade aprimorada em toda a África”, disse John Evans, CEO da Azorra.
“Temos orgulho em fortalecer nossa parceria de longa data com a Airlink, dando mais um passo rumo aofuturo com o E195-E2. Este jato de corredor único é o mais eficiente de sua categoria e ideal paraapoiar os planos de expansão da companhia aérea na África Austral. Estamos entusiasmados para vero E2 nas cores da Airlink, oferecendo desempenho, conforto e sustentabilidade incomparáveis”,afirmou Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA