São Paulo, 14 de julho de 2025 – O chanceler alemão, Friedrich Merz, disse hoje que a Alemanhaapoiará decisivamente a iniciativa dos Estados Unidos de fornecer armas à Ucrânia comfinanciamento da União Europeia. As informações são da agência de notícias Sputnik..
Anteriormente, o presidente Donald Trump declarou que Estados Unidos e União Europeiachegaram a umacordo sobre o envio de armamentos a Kiev, com os europeus arcando com os custos.
O presidente Trump apresentou hoje uma iniciativa importante: os EUA fornecerão grandes quantidadesde armas à Ucrânia, caso seus parceiros europeus financiem esse envio. Discutimos isso com opresidente Trump várias vezes nos últimos dias. Assegurei a ele que a Alemanha participará deforma decisiva. Estamos fazendo isso por nossos próprios interesses, disse Merz.
Segundo o chanceler, essa medida ajudará a Ucrânia a resistir à agressão russa.
Essa é a única forma de aumentar a pressão sobre Moscou para que finalmente inicie negociaçõesde paz. No fim das contas, estamos demonstrando que atuamos em conjunto como parceiros na área desegurança. Agora vamos esclarecer rapidamente os detalhes. Estamos em contato com nossos parceirospara isso, acrescentou Merz.
Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, declarou quequalquer carregamento contendo armas destinadas à Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia.
O Kremlin enfatizou que o fornecimento de armamentos por parte do Ocidente não contribuirápara o sucesso das negociações russo-ucranianas e terá efeitos negativos.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA