São Paulo, 15 de julho de 2025 – Os exportadores europeus enfrentam um cenário desafiador casose confirmem as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de até30% sobre produtos importados da União Europeia (UE). A avaliação é do economista MatthewSwannell, da Oxford Economics, em relatório divulgado nesta terça-feira.
Segundo Swannell, as tarifas mais elevadas encareceriam os produtos europeus, reduzindo suacompetitividade no mercado estadunidense – o principal destino das exportações da UE. “Os EUA sãovitais para setores-chave de exportação da Europa, como automóveis e medicamentos”, destaca oanalista. Ele acrescenta que, diante da perda de demanda nos EUA, será difícil para osexportadores europeus redirecionarem suas vendas a outros mercados com a mesma escala erentabilidade.
As ameaças de Trump fazem parte de uma estratégia mais ampla de sua política comercial,voltada a reduzir déficits com grandes parceiros e a fomentar a produção doméstica. ParaSwannell, no entanto, as medidas podem gerar desequilíbrios relevantes: “Isso dificultará amigração da Europa para outros mercados”, afirma, sugerindo impactos duradouros para o comércioeuropeu caso as tarifas entrem em vigor.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA