São Paulo, 1 de agosto de 2025 – O esperado tarifaço do presidente Trump aos produtos importadosdo Brasil foi anunciado de surpresa na quarta. O governo americano impôs uma taxa de 50% ao Brasile, na ordem divulgada pela Casa Branca, voltou a apontar fatores políticos para justificar atarifa. O governo amricano anunciou punições contra o ministro Alexandre de Moraes, do SupremoTribunal Federal, com base na Lei Magnitsky.
O tarifaço de Trump trouxe anexado uma extensa lista de isenções e o adiamento do início dacobrança da taxa para 6 de agosto, depois postergado para o dia 7. No balanço político, o governoLula viu sua popularidade voltar a crescer após o anúncio das medidas, confirmando uma trajetóriaascendente que preocupa o mercado, mais alinhado com uma candidatura de direita.
No Planalto, ficou o sentimento de que as tarifas tiveram um um impacto mais amenos. Suco delaranja, aviação, petróleo, entre outros produtos, ficaram de fora das taxas. Café, carnebovina, calçados e outros ainda estão sob a taxa de 50%. Mas o balanço é de que o governoconseguiu um bom resultado e tempo para negociar novas isenções.
O presidente Lula divulgou nota oficial e voltou a bater na questão da defesa da soberania, tantoem relação ao pacote de medidas como na defesa dos membros do judiciário. Dois nomes que saíramfortalecidos desta primeira fase de negociações, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro daFazenda, Fernando Haddad, reforçaram que a soberania é inegociável, mas frisaram que as conversasnão para por aí e, que, ao contrário, são apenas o começo das negociações.
Na corrida eleitoral, a semana foi marcada pela reafirmação da candidatura à reeleição de Lula.O governo deverá continuar apostando no discurso de proteção ao país, que está dando resultadonas pesquisas. Do lado da direita, os principais nomes se equilibram entre a necessidade de defendera economia de seus estados e, ao mesmo tempo, não melindrar a ala bolsonarista. Foi uma semana demenor exposição dos prováveis candidatos à disputa com Lula.
Para a próxima semana, onde os trabalhos no Congresso devem seguir limitados, as atenções sevoltam para a continuidade das negociações entre Brasil e Estados Unidos e para as pesquisas.Provavelmente, o presidente Lula deverá anunciar o pacote de medidas para auxiliar os setores aindaprejudicados pelo tarifaço. Não está descartado um novo pronunciamento do presidente à Nação,tentando angariar ainda mais popularidade.
Dylan Della Pasqua / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA