São Paulo, 22 de setembro de 2025 – Após decisões já esperadas do Comitê de PolíticaMonetária (Copom) e do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), o mercado financeiroaguarda a divulgação da ata da reunião no Brasil, na manhã da terça, 23. Outros destaques dasemana, aqui, serão o IPCA-15 de setembro e o Relatório de Política Monetária, e, nos EUA, o PIBe o deflator do PCE de agosto, que será publicado na sexta-feira (26). O indicador, um dospreferidos do Fed, servirá de referência para as próximas decisões sobre juros.
O cenário político conturbado também se mantém no radar dos investidores. Ontem, diversasmanifestações em capitais do País protestaram contra a PEC da Blindagem e à proposta de anistiarou reduzir a pena dos condenados por tentativa de golpe de Estado.
Na agenda de indicadores, o Banco Central (BC) divulga, às 8h25, o Boletim Focus, e o Ministériodo Desenvolvimento, da Indústria, do Comércio e Serviços divulga, às 15h, os dados preliminaresreferentes a setembro.
Às 9h, os investidores acompanham a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nopainel de abertura de evento do BTG Pactual.
Nos Estados Unidos, estão previstos pronunciamentos de membros do Comitê Federal de Mercado Aberto(Fomc, Federal Open Market Committee) do Fed, John Williams e Thomas Barkin, às 10h45 e 13h,respectivamente.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou ontem (21) para os Estados Unidos (EUA) paraparticipar da 80 Assembleia Geral das Nações Unidas. A assembleia ocorre entre os dias 22 e 24 desetembro em Nova York. Lula será acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira,e por outros ministros e especialistas que integram a comitiva. Às 10h, Lula concede audiência aodiretor-executivo do TikTok, Shou Zi Chew. Às 14h, participa da Conferência Internacional de AltoNível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de DoisEstados, na sede das Nações Unidas, no Salão da Assembleia Geral. Às 17h, Lula se reúne comSuas Majestades, o Rei Carl XVI Gustaf e a Rainha Sílvia, da Suécia.
Corporativo
A Cosan informa que, na sexta-feira (19), a companhia e seu controladores, Aguassanta InvestimentosS.A. e Queluz Holding Limited, veículos da família do Sr. Rubens Ometto Silveira Mello (emconjunto, Holdings Aguassanta), celebraram Acordo de Investimento com veículos ligados à BTGPactual Holding e veículos de investimento geridos pela BTG Pactual Asset Management e veículos deinvestimento geridos pela Perfin Infra Administração de RecursosLtda. para estruturar operação estratégica que inclui a realização, pela Cosan, observados ostermos e condições do Acordo de Investimento e sujeito às aprovações societárias necessárias,de duas ofertas públicas primárias de ações de emissão da companhia, pelo rito de registroautomático de distribuição, sendo a primeira ancorada pelos Investidores Âncora.
Na sexta-feira (19), o Instituto Combustível Legal (ICL) manifestou total apoio à OperaçãoCadeia de Carbono, deflagrada pela Receita Federal em cinco estados do país contra fraudes naimportação e comercialização de combustíveis, petróleo e derivados. A ação representa umpasso fundamental para desarticular organizações criminosas que utilizam empresas de fachada,cadeias contratuais artificiais e práticas ilícitas para ocultar os reais responsáveis e a origemdos recursos financeiros, promovendo crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas esonegação fiscal.
A Moody’s afirmou hoje os ratings de depósito de longo e curto prazo em moeda local e estrangeirado Banco do Brasil S.A. (BB) em Ba1 e Not Prime, respectivamente, após a afirmação da Avaliaçãode Crédito Base (BCA) e do BCA Ajustado do banco em ba1. A perspectiva dos ratings de depósitobancário de longo prazo permanece estável.
A xAI, de Elon Musk, está levantando US$ 10 bilhões de investidores em uma rodada que avalia aempresa em US$ 200 bilhões, segundo fontes ouvidas pela CNBC.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA