São Paulo, 16 de setembro de 2025 – O Copom se reunirá hoje e amanhã para avaliar o cenárioeconômico e decidir sobre a taxa básica de juros na quarta-feira. Flávio Serrano,economista-chefe do Banco Bmg, disse que, em relação à decisão, não são esperadas mudanças nataxa básica, que deverá permanecer em 15,00% a.a. “Assim, todas as atenções devem se voltar parao comunicado que será divulgado. Também não esperamos grandes mudanças no teor do texto, quecontinuará indicando manutenção da taxa Selic em patamares contracionistas por um períodobastante prolongado”.
Além disso, o economista acredita que o BC continuará demonstrando seu compromisso com aconvergência da inflação para a meta, afirmando que não hesitará em elevar a taxa básica casojulgue apropriado.
“Dessa forma, esperamos apenas mudanças marginais no texto, com destaque para o cenário externo,uma vez que os riscos de cortes mais intensos nos EUA aumentaram consideravelmente”, aponta Serrano.”No mercado doméstico, os membros do comitê seguirão mostrando desconforto com a desancoragem dasexpectativas e com o mercado de trabalho aquecido”, completa.
As projeções para o IPCA no horizonte relevante deverão recuar de 3,4% para 3,3%, mas aindapermanecerão acima da meta de 3,0% estabelecida pelo CMN. “Projetamos manutenção da taxa Selic nopatamar atual até o final de 2025 e acreditamos que o BC deverá começar um ciclo de alívio nareunião de janeiro, levando a Selic para perto de 12% ao longo do ano que vem”, conclui.
Copyright 2025 – Grupo CMA