Avanço de projeto que pode comprometer autonomia do BC preocupa ministro

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

Porto Alegre, 3 de setembro de 2025 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse há pouco vercom preocupação o avanço do projeto que define que o Congresso poderia demitir diretores do BancoCentral. “A questão não foi discutida nem com o governo e acredito que também não com o BC. Nãovejo motivo para que esse projeto avance”, completou o ministro. “Me preocupa qual intenção existepor trás disso”.

Segundo Haddad, essa seria uma emenda de lei que não traz nenhum benefício. “Queremos, aocontrário, fortalecer o BC. Esse é o caminho bacana para o banco central, que tem que ter umorçamento próprio”, acrescentou Haddad.

O ministro, que esteve reunido com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse ter trocadomensagens com o senador sobre a inconveniência do assunto, que “não agrega nada”.

Haddad disse ter agradecido o presidente do Senado pela aprovação do projeto do devedor contumaz.O ministro afirmou ter atualizado Alcolumbre sobre as pautas de interesse do governo no âmbitoeconômico. “Levei a Alcolumbre alguns acordos que conseguimos fazer sobre a Lei de Falências e asúltimas negociações com Eduardo Braga (relator da matéria) sobre a votação final da reformatributária”, completou. “Temos uma agenda boa para o país, que contrabalança pressões eatritos”.

O ministro reiterou estar confiante na aprovação do acordo Mercosul-União Europeia até o finaldo ano. “Seria uma bota notícia para o mundo”, concluiu.

Dylan Della Pasqua / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo