São Paulo, 3 de setembro de 2025 – O governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, afirmounesta quarta-feira estar “muito preocupado” com as ameaças à independência do Federal Reserve dosEstados Unidos, classificando a situação como um problema “muito sério”.
Bailey fez essas declarações durante uma audiência no Comitê do Tesouro do Parlamentobritânico, ao ser questionado sobre a pressão exercida pelo presidente norte-americano DonaldTrump para que o Fed reduza as taxas de juros.
Trump tem publicamente cogitado a possibilidade de demitir o presidente do Fed, Jerome Powell,e, no mês passado, intensificou a crise ao tentar destituir a governadora Lisa Cook, o quedesencadeou um importante teste legal sobre a autonomia da instituição frente a interferênciaspolíticas.
“É uma situação muito grave, estou realmente preocupado”, disse Bailey ao comitê. Eleressaltou a forte reputação que o Fed construiu ao longo do tempo pela sua independência ecapacidade de tomar decisões de forma autônoma.
O governador britânico ressaltou que qualquer ameaça à independência dos bancos centraisdeve ser levada muito a sério e alertou que negociar essa independência em troca de outrasdecisões governamentais é “um caminho muito perigoso”. Bailey destacou que a estabilidademonetária e financeira é a base para que governos e parlamentos possam atuar adequadamente emoutras áreas de decisão.
Com informações da Reuters.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA