Bancos, elétricas e Vale ajudam Bolsa subir, enquanto Petrobras pressiona

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 29 de setembro de 2025 – O Ibovespa opera em alta impulsionado por bancos, Vale(VALE3) e as elétricas em dia de pressão da Petrobras (PETR3 e PETR4), que acompanha a cotaçãodo barril do petróleo no mercado internacional.

Mais cedo, foi divulgado o dado do Caged em que mostrou a criação de 147.358 empregos formais. Foram registradas 2.239.895 admissões e 2.092.537 desligamentos. No acumulado do ano, já foramcriados 1.501.930 postos, um crescimento de 3,18% em relação a dezembro de 2024.

No evento do Banco Central, mais cedo, o presidente do BC, Gabriel Galípolo disse que apesquisa Firmus não destoa do Boletim Focus. O diretor de Política Econômica do BC, DiogoGuillen, disse que a Firmus vai ajudar na política econômica.

Já no evento do Itaú, Galípolo afirmou que a desancoragem das expectativas incomoda o BC, eque a meta é levar a inflação a 3%.As ações dos bancos subiam em bloco e elétricas também avançavam. Vale (VALE3) tinha alta de0,75%. Poucas ações caíam, entre elas Petrobras (PETR3 e PETR4), respectivamente -2,25% e -1,39%.

O Boletim Focus, divulgado mais cedo, trouxe um recuo marginal na inflação de 2025, de 4,83%para 4,81%, enquanto as estimativas de 2026 tiveram ligeira queda de 4,29% para 4,28%. Para 2027 e2028, as projeções se mantiveram estáveis em 3,9% e 4,0%, nessa ordem.

Às 15h16(horário de Brasília), o principal índice da B3 subia 0,67%, aos 146.434,60 pontos.O Ibovespa futuro com vencimento em outubro tinha ganho de 0,67%, aos 147.314 pontos. O girofinanceiro era de R$ 11,1 bilhões. Em Nova York, os índices operavam em alta.

Para Ricardo Leite, head de renda variável da Diagrama Investimentos, disse que “os vérticeslongos dos juros futuros estão em queda e puxam a Bolsa para cima. Eles acompanham as treasuries.Com isso, o setor de varejo e elétricas sobem. O mercado acompanhou as falas do Galípolo [GabrielGalípolo, presidente do BC na abertura do evento da pesquisa Firmus e na Conferência Itaú MacroVision] e de Haddad [Fernando Haddad, ministro da Fazenda, não mesmo evento do Itaú], que defendeuum ajuste fiscal justo e inteligente, e que o Brasil e os EUA devem chegar a um entendimento sobreas tarifas. Os dados de crédito [saldo do crédito ampliado ao setor financeiro subiu 1,1% emagosto e atingiu R$ 19,7 tri] estão ajudando a puxar os bancos”.

Filipe Villegas, estrategista de ações da Genial Investimentos, disse que “o mercado começa asemana em alta apoiado pelas expectativas o relatório de emprego nos Estados Unidos. Na sexta-feira[3 de outubro] sai o payroll com expectativa de criação de 50 mil vagas de empregos em setembro.Além do payroll, tem Jolts e ADP ao longo da semana. No evento de Jackson Hole, Powell colocou nomercado de trabalho como balizador apara decisão do Fed. Aqui agenda macro teve Focus e IGP-M[avançou 0,42% em setembro], e ainda serão divulgados os dados de crédito e resultado fiscal.Além disso, o mercado acompanha a participação de Galípolo [no Firmus] e Haddad. O ministroEdson Fachin toma posse como presidente do STF e Alexandre de Moraes como vice. Na seara política,Tarcísio de Freitas visita Jair Bolsonaro Ao longo da semana também tem dados do mercado detrabalho como Caged de agosto”.

Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo