BC lança moeda comemorativa dos 60 anos da instituição

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma nova edição da moeda de R$ 1 foi lançada nesta sexta-feira (25) pelo BC (Banco Central), em homenagem aos 60 anos da instituição. Serão cunhadas mais de 23 milhões de unidades para circulação comum, por intermédio da rede bancária do país.

A frente (“anverso”) traz o selo comemorativo dos 60 anos do BC, a marca da instituição e linhas diagonais. O verso (“reverso”) é igual ao de uma moeda padrão de R$ 1 da segunda família. Já o anel dourado apresenta os dizeres “Banco Central do Brasil” e “1965-2025”.

“A moeda comemorativa é parte das ações promovidas pelo BC com o objetivo de celebrar, documentar, humanizar e compartilhar a sua história”, afirma a instituição.

A produção da moeda foi aprovada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) em abril deste ano, mês da efeméride. A data foi celebrada com uma solenidade, da qual participaram o presidente do BC, Gabriel Galípolo, e nove ex-presidentes, além de servidores e convidados.

Também estiveram presentes os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente, e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).

O BC ainda produziu a série “Conversas Presidenciais” como parte das comemorações, com entrevistas realizadas por Galípolo com dez ex-presidentes da instituição, “abordando os desafios, as alegrias e a experiência de cada um à frente da autoridade monetária”.

Voltar ao topo