São Paulo, 1 de setembro de 2025 – O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent,afirmou hoje que o Federal Reserve é e deve ser independente, mas destacou que o banco centralcometeu muitos erros, defendendo o direito do presidente Donald Trump de demitir a diretora do Fed,Lisa Cook, por acusações de fraude hipotecária. As informações são da Reuters.
O Fed deve ser independente. O Fed é independente, mas eu também acho que eles cometeram muitoserros, disse Bessent em entrevista à Reuters.
Questionado se a tentativa do governo de remover Cook parecia uma manobra para dar a Trump aoportunidade de nomear uma maioria no conselho de diretores, Bessent respondeu: Bem, ou é que vocêestá tendo que fazer o trabalho do Fed por eles?
Bessent ressaltou que a composição do conselho do Fed – com diretores dos bancos regionais significa que o presidente não pode aparelhar o conselho.
Segundo a reportagem, ele também rejeitou a ideia de que os mercados tenham sido abalados pelasações da administração Trump.
O S&P está em uma nova máxima e os juros dos Treasuries estão estáveis. Então, ainda não vimosnada, afirmou.
Bessent disse acreditar que Cook deveria ser removida ou renunciar caso as acusações contra elasejam verdadeiras, observando que ela não as negou.
Cook e seus apoiadores argumentam que as acusações de fraude são apenas um pretexto pararemovê-la e permitir que Trump nomeie um aliado ao banco central que defenda suas políticas. Elaprocessou Trump e o Fed, alegando que o presidente não tinha autoridade legal para demiti-la.
Fiquei muito surpreso que o Fed não tenha feito uma investigação independente, disse Bessent. Elanão disse que não fez isso. Ela apenas está dizendo que o presidente não pode demiti-la. Há umagrande diferença.
Bessent ainda acrescentou que o Senado deveria agir rapidamente para confirmar Stephen Miran,presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, para um cargo temporário no lugarde Adriana Kugler, que renunciou em 1º de agosto.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA