Bessent sugere corte de 0,50 pp em setembro e espera que Miran assuma cargo no Fed antes de reunião

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 13 de agosto de 2025 – O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, manifestouotimismo de que Stephen Miran será confirmado pelo Senado e assumirá uma vaga temporária noConselho do Federal Reserve antes da reunião do banco central em setembro. Bessent, em entrevistaà Fox Business, também acredita que o Fed deve cortar os juros em 0,50 ponto percentual (pp) naocasião. Para o secretário do Tesouro, esse corte deve acontecer por conta da grande revisão parabaixo na criação de empregos nos últimos meses, divulgada no último payroll de julho.

“Tenho certeza de que voltaremos e falaremos sobre a má qualidade dos dados… se eles pudessemter cortado em junho, julho”, disse Bessent. “Então, acho que a questão real a se pensar agora é:deveríamos ter um corte de 0,50 pp na taxa de juros em setembro para compensar o atraso?”Miran, atual presidente do Conselho de Assessores Econômicos, foi indicado pelo presidente DonaldTrump para ocupar a cadeira deixada por Adriana Kugler. A nomeação de Miran poderá abrir caminhopara um corte significativo na taxa de juros já nessa reunião, em razão da revisão para baixodos dados de emprego e dos dados favoráveis sobre inflação recentes.

O presidente Trump indicou Miran para o cargo de forma temporária, com a possibilidade denomeá-lo para um mandato completo posteriormente, embora esteja avaliando outros candidatos. Trumptem uma postura aberta quanto às nomeações para o Fed, chegando a considerar até a ex-presidentedo Fed, Janet Yellen. Segundo Bessent, a escolha dos candidatos não será ideológica, mas focadano que é melhor para a economia e para o povo americano.

Bessent também criticou o estado atual do Federal Reserve, descrevendo-o como “inchado” ealertando que essa expansão pode colocar sua independência em risco. O secretário do Tesouro temconversado com potenciais candidatos sobre políticas monetárias, regulatórias e operações doFed, buscando soluções para os problemas estruturais que afetam o banco central.

Enquanto isso, Trump tem pressionado o atual presidente do Fed, Jerome Powell, para reduzir astaxas de juros, chegou a pedir sua renúncia e criticou a gestão de uma grande reforma no bancocentral. O mandato de Powell termina em maio de 2026, e Trump está avaliando candidatos parasucedê-lo, à procura de um líder mais alinhado com suas prioridades de crescimento econômico econtrole da inflação.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo