São Paulo, 19 de agosto de 2025 – A principal supervisora bancária do banco central estápedindo que os reguladores deixem para trás uma mentalidade excessivamente cautelosa em relação acriptomoedas, blockchain e inteligência artificial.
Falando na tarde de hoje, no Wyoming Blockchain Symposium, a diretora do Fed Michelle Bowman disseque trabalhará com instituições financeiras para que se adaptem rapidamente às novastecnologias.
Isso marca uma mudança em relação a reguladores anteriores, que ela descreveu como excessivamentecautelosos. Apesar dessa inércia no passado, a mudança está chegando, afirmou Bowman.
Devemos escolher entre abraçar a mudança e ajudar a moldar uma estrutura que seja confiável eduradoura garantindo segurança e solidez e incorporando os benefícios de eficiência e velocidade ou ficar parados e permitir que a nova tecnologia passe por cima do sistema bancário tradicional,disse ela. Do ponto de vista de um regulador, a escolha é clara.
Bowman, nomeada pelo presidente Donald Trump para o Conselho do Federal Reserve em 2018 e, nesteano, como vice-presidente de Supervisão, também falou sobre o Genius Act, legislação assinadapor Trump que regula as stablecoins.
Um desenvolvimento recente a aprovação do GENIUS Act pelo Congresso e sua sanção pelopresidente trouxe as stablecoins para o centro de muitas discussões, disse ela. E agora elasestão posicionadas para se tornar parte integrante do sistema financeiro, com implicações eoportunidades para o sistema bancário tradicional, incluindo o potencial de transformar as redes depagamento convencionais.
Bowman também afirmou que está elaborando um plano para alterar as exigências regulatórias dosbancos de acordo com seu porte e complexidade.
No início deste verão, o Fed anunciou que o risco reputacional deixaria de ser um componente desuas avaliações bancárias. Trump também assinou, neste mês, uma ordem executiva exigindo que osreguladores bancários eliminem o uso do risco reputacional de seus documentos de orientação,manuais e outros materiais.
O nome de Bowman tem circulado como possível sucessora do atual presidente do Fed, Jerome Powell,cujo mandato expira em maio de 2026. Em entrevista à Bloomberg na manhã de terça-feira, elaminimizou as perguntas sobre se teria interesse no cargo.
Com informações da agência de notícias Dow Jones.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA