São Paulo, 23 de julho de 2025 – O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informa que, em suaintervenção durante a reunião do Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), oBrasil reiterou a necessidade de defesa contínua do sistema multilateral de comércio e condenou orecurso a tarifas arbitrárias que violam os princípios fundamentais da OMC e ameaçam a economiamundial.
A reunião foi realizada em Genebra entre os dias 22 e 23 de julho, e debateu o tema Respeito aosistema multilateral de comércio baseado em regras, ponto incluído na agenda por iniciativa doBrasil. A delegação brasileira foi chefiada pelo Secretário de Assuntos Econômicos e Financeirosdo Itamaraty, o Embaixador Philip Fox-Drummond Gough.
Em particular, a delegação brasileira registrou profunda preocupação com o uso de medidascomerciais unilaterais como instrumento de interferência nos assuntos internos de outros países.
Especialmente diante de contexto de profunda instabilidade no comércio global, o Brasil defendeuque os países redobrem seus esforços em prol de uma reforma estrutural do sistema multilateral decomércio e da plena recuperação do papel da OMC como foro de resolução de disputas e de defesade interesses legítimos de seus membros por meio do diálogo e da negociação.
As informações partem do MRE.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA