Brasil e Nigéria assinam acordo sobre serviços aéreos durante visita presidencial

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 26 de agosto de 2025 – Brasil e Nigéria firmaram nesta segunda-feira (25) um Acordo deCéus Abertos durante a visita oficial do presidente nigeriano, Bola Ahmed Tinubu, ao Brasil. Aolado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio CostaFilho, assinou o documento, que regula e fortalece a cooperação entre os dois países no setoraéreo. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a participação de autoridadesbrasileiras e nigerianas.

O tratado, conhecido tecnicamente como Acordo sobre Serviços Aéreos, estabelece regras modernaspara os serviços aeronáuticos entre Brasil e Nigéria. Entre os pontos previstos estão aliberdade de sobrevoo, escalas técnicas, definição de rotas, regras de segurança operacional emedidas de concorrência justa. O instrumento também abre caminho para que companhias aéreas deambos os países possam ampliar sua atuação, tanto no transporte de passageiros quanto no decargas.

O ministro Silvio Costa Filho celebrou o acordo como mais uma parceria para gerar desenvolvimento eaproximar povos e nações. “Ao lado do presidente Lula, avançamos em uma agenda estratégica paraaproximar ainda mais nossos países. Essa cooperação fortalece a relação bilateral e abre novasoportunidades de integração econômica, cultural e social, aproximando dois países quecompartilham laços históricos e grande potencial de crescimento conjunto.”

Integração internacional

Para o setor aéreo, a assinatura representa um passo estratégico de integração internacional,com potencial de gerar novas rotas, facilitar conexões entre a América do Sul e a África eimpulsionar o turismo e os negócios bilaterais. A Nigéria é a maior economia do continenteafricano e um dos principais polos populacionais do mundo, enquanto o Brasil é referência emaviação na América Latina.

A assinatura do acordo também dá continuidade às tratativas iniciadas em maio deste ano, quandoSilvio Costa Filho recebeu em Brasília o ministro da Aviação da Nigéria, Festus Egwarewa Keyamo,para definir os primeiros passos de cooperação. A expectativa é que, com a entrada em vigor, oacordo aumente as oportunidades para companhias aéreas e traga benefícios diretos para passageirose empresas brasileiras e nigerianas.

As informações partem do Ministério de Portos e Aeroportos.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo