Brasil e Nigéria assinam acordos nesta segunda-feira em Brasília (amplia)

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

Atualiza e acrescenta informações a partir do segundo parágrafo.

São Paulo, 25 de agosto de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nestasegunda-feira, 25 de agosto, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o presidente da RepúblicaFederal da Nigéria, Bola Tinubu, para uma visita de Estado e assinatura de diversos acordos. Apósa agenda, as autoridades seguem para o Palácio Itamaraty, onde participam de almoço.

Na declaração à imprensa, Lula disse que o Brasil espera aumentar as parcerias com a Nigéria,que já foi o principal parceiro comercial do Brasil na África, mas teve os negócios reduzidospelo governo anterior. Lula disse que foram firmados acordos de cooperação, em diversas áreas,como Ciência e Tecnologia e Aviação, e anunciou o início de um voo direto entre Lagos e SãoPaulo.

Lula também destacou que essa foi a terceira visita do presidente nigeriano em menos um ano edefendeu a representação dos dois países em um Conselho de Segurança da ONU reformado.

O presidente do Brasil também defendeu cooperação internacional na área de segurança pública edisse que “nenhum país isolado conseguirá coordenar o combate à criminalidade internacional”.

O presidente da Nigéria defendeu uma parceria com a Petrobras para que a companhia expanda seusnegócios de exploração e produção no país.

Segundo o Itamaraty, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Nigéria,Bola Tinubu, realizará, em 25 e 26 de agosto, visita de Estado ao Brasil.

“A Nigéria é um dos principais parceiros do Brasil no continente africano, com profundos vínculoshistóricos e culturais entre os dois povos. Neste ano celebram-se 65 anos do relacionamentobilateral. O Brasil foi o único país sul-americano convidado para o evento de proclamação daindependência da Nigéria, em 1º de outubro de 1960. Desde então, ambos os países construíramsólida e densa relação”, informa o Itamaraty.

Em junho deste ano, em Abuja, o Vice-Presidente Geraldo Alckmin presidiu, pelo lado brasileiro, asegunda sessão do Mecanismo de Diálogo Estratégico. Também neste semestre, em março, o Ministrodas Relações Exteriores, Mauro Vieira, realizou visita oficial à Nigéria.

O Presidente Bola Tinubu e os ministros e governadores que o acompanham manterão, em 25 de agosto,reunião com o Presidente Lula e sua equipe no Palácio do Planalto, ocasião em que discutirãotemas bilaterais, regionais e multilaterais e assinarão atos bilaterais. O presidente nigerianoserá recebido, na mesma tarde, pelos presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e doSupremo Tribunal Federal. Também no dia 25 de junho o Presidente Tinubu e o Vice-Presidente GeraldoAlckmin encerrarão o Fórum Empresarial Nigéria-Brasil, na sede do Serviço Brasileiro de Apoioàs Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Brasília.

Em 2024, a Nigéria foi o quarto maior parceiro comercial do Brasil na África. O fluxo comercialbilateral foi da ordem de US$ 2 bilhões, crescimento de 20% com relação a 2023. O Brasil exportaprincipalmente açúcares e melaços (74%). As importações são concentradas em fertilizantes(48%) e petróleo e derivados (48%).

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo