São Paulo, 25 de agosto de 2025 – O Fórum Empresarial Brasil-Nigéria está sendo realizado nestasegunda-feira (25), em Brasília (DF), na sede do Sebrae Nacional. O evento ocorre na oportunidadeda visita oficial do presidente da Nigéria, Bola Tinubu, ao Brasil, e reunirá representantesgovernamentais e empresariais visando ampliar parcerias estratégicas e diversificar a pauta decomércio entre os dois países. A iniciativa é promovida pela Agência Brasileira de Promoção deExportações e Investimentos (ApexBrasil), pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria,Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com oServiço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Ministério das RelaçõesExteriores da Nigéria e a Comissão para Promoção de Investimentos da Nigéria (NIPC).
Participarão do encontro cerca de 200 empresários e investidores dos dois países, representandosetores como agronegócios, aviação, energia, saúde e outros. Estarão presentes o presidente daApexBrasil, Jorge Viana, a CEO da Nigerian Investment Promotion Commission, Aisha Rimi, e outrasautoridades governamentais de ambos os países.
A programação do evento inclui debates e painéis sobre segurança alimentar; novas indústrias etransição energética; parcerias estratégicas e inovação em saúde; e facilitação decomércio e investimentos por meio de financiamento e desenvolvimento empresarial. Haverá aindaanúncios e assinatura de acordos de cooperação e um coquetel de networking após o encerramento.
Esse encontro faz parte da estratégia do governo federal, do presidente Lula, de fortalecer acooperação econômica e comercial com a Nigéria, ampliando e diversificando nossas exportaçõese aproximando o Brasil do continente africano, afirma Jorge Viana.
“Estamos em sintonia com o continente africano diante de um momento relevante. O Sebrae está commão forte para construir parcerias com a Nigéria”, disse Décio Lima, presidente do Sebrae
Os pequenos negócios são aqueles que distribuem a renda e a riqueza. A economia tem que sersustentável, inovadora e globalizada e, com isso, daremos visibilidade aos pequenos negócios, quecorrespondem a 95% das empresas brasileiras, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
A realização deste Fórum é um desdobramento da missão brasileira à Nigéria realizada em junhodeste ano, liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Na ocasião, foram discutidas diversasagendas bilaterais e assinados acordos em áreas estratégicas como defesa, cultura, turismo eenergia. O objetivo é transformar laços históricos e culturais em oportunidades econômicasconcretas.
Na visita de junho, por exemplo, foi firmado um memorando entre a Polícia Federal brasileira e aAgência Nacional de Aplicação da Lei de Drogas da Nigéria para reforçar o combate aonarcotráfico e ao crime organizado. No campo cultural, foi assinado um acordo de coproduçãoaudiovisual e, na área de turismo, um memorando para programas de intercâmbio, capacitaçãoprofissional e atração de investimentos. A cooperação energética também teve destaque naocasião, abrindo espaço para parcerias em fontes tradicionais e renováveis.
A corrente de comércio entre Brasil e Nigéria, que em 2014 chegou a US$ 10 bilhões, está hoje nopatamar de US$ 2,1 bilhões. O dado faz parte do estudo Perfil de Comércio e InvestimentosNigéria, publicado pela ApexBrasil em janeiro de 2025. Além do desafio de recuperar o dinamismocomercial, existe também a necessidade de diversificar as exportações brasileiras, hojeconcentrada em açúcar e melaços, grupo de produtos que correspondeu a 73,5% das exportações em2024.
Sendo um dos novos integrantes dos BRICS, com perspectivas de maior abertura comercial e bomretrospecto na importação de aeronaves, o país se posiciona como um mercado estratégico paraprodutos brasileiros.
O estudo da ApexBrasil destaca 183 oportunidades para as exportações brasileiras na Nigéria nossetores prioritários de combustíveis minerais, máquinas e equipamentos e produtos alimentícios.
Fórum Bilateral Brasil-NigériaData: 25 de agosto (segunda-feira)Horário: 13h às 18hLocal: Auditório da sede do Sebrae Nacional Brasília (DF)
As informações partem do Sebrae.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA