Brasil se juntará à denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio em Gaza

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 14 de julho de 2025 – O governo brasileiro vai se juntar formalmente à denúnciaapresentada pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, queacusa o Estado israelense de cometer genocídio contra a população palestina na Faixa de Gaza. Ainformação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em entrevista àrede Al Jazeera.

“Fizemos enormes esforços para convocar negociações; eventos recentes na guerra nos levaram adecidir nos juntar à África do Sul no Tribunal Internacional”, declarou o chanceler, ao serquestionado sobre a ausência do Brasil no processo até o momento. Segundo Vieira, a adesãoocorrerá “muito em breve”.

Desde o início da ofensiva militar israelense, o governo do presidente Luiz Inácio Lula daSilva tem se posicionado de forma crítica à condução da guerra por parte de Israel,especialmente quanto ao elevado número de vítimas civis em Gaza. Em 2023, o Itamaraty chegou adivulgar nota em apoio à iniciativa sul-africana, citando “flagrantes violações do direitointernacional humanitário”, mas sem se comprometer formalmente com o processo jurídico.

A ação movida pela África do Sul na CIJ alega que Israel está violando a Convenção para aPrevenção e Repressão do Crime de Genocídio, da qual é signatário.

Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo