São Paulo, 31 de janeiro de 2025 – O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou queo país responderá de imediato com uma série de contramedidas contundentes caso o presidente dosEstados Unidos, Donald Trump, siga adiante com a ameaça de impor tarifas.
“Não é o que queremos, mas se ele seguir em frente, também tomaremos nossas ações”, disseTrudeau em declarações transmitidas pela televisão durante uma reunião de um conselho consultivosobre as relações entre Canadá e Estados Unidos.
Já a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que aguardará com “cabeça fria” adecisão dos Estados Unidos sobre a ameaça de tarifas, com prazo marcado para sábado. Trumpanunciou que imporia tarifas de 25% sobre as importações do Canadá e do México, caso ambos ospaíses não tomem medidas mais rigorosas para conter a imigração ilegal e o fluxo de fentanil, umopioide mortal, para os Estados Unidos. Sheinbaum ressaltou que o México defenderá sempre adignidade de seu povo, o respeito à sua soberania e continuará com um diálogo respeitoso eigualitário.
O governo mexicano se opôs à imposição de tarifas, argumentando que isso prejudicaria tantoo México quanto os Estados Unidos, tornando produtos essenciais, como carne, frutas, carros eequipamentos médicos, mais caros para as famílias americanas. Além disso, Sheinbaum destacou queseu governo está coordenando esforços com o setor privado para lidar com a resposta às políticasdos EUA, incluindo a aceitação de migrantes, tanto mexicanos quanto estrangeiros, enviados pelosEstados Unidos.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA