Cármen Lúcia diz que STF manterá defesa da democracia

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 29 de setembro de 2025 – A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF),disse nesta segunda-feira (29) que a Corte manterá a defesa dos valores democráticos durante apresidência do ministro Edson Fachin.

Durante a cerimônia de posse de Fachin, a ministra proferiu discurso em nome da Corte e afirmou queo Supremo se manterá íntegro na defesa da democracia brasileira.

Atentar contra a democracia é violentar a Constituição, desrespeitar a cidadania, enfraquecer oEstado de Direito, martirizando outra vez o passado e os que lutaram pelos direitos que hoje podemosusufruir, frustrando ainda um futuro mais humanitário e pacífico”, afirmou.

A ministra também citou o contexto histórico da mudança de comando na Corte, em meio aojulgamento da trama golpista pela qual foi condenado o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados e àssanções dos Estados Unidos contra os ministros do STF.

“Essa poderia ser mais uma posse, mas, neste caso, a posse de novos dirigentes do STF tem o tom maisforte da gravidade especial do momento experimentado no mundo e, especialmente, em nosso país”,comentou.

Cármen Lúcia também exaltou o trabalho do ministro Alexandre de Moraes, empossado comovice-presidente, na relatoria dos processos sobre a trama golpista. Moraes foi o principal alvo dassanções norte-americanas.

“Moraes mantém-se com a mesma firmeza nas mais complexas situações, não se deixa tocar pormal-estar, sequer por humores azedados”, completou.

Fachin e Moraes ficarão no comando do STF pelos próximos dois anos. Fachin também vai acumular afunção de presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo