Casa Branca rebate Lula e diz que Trump 'não está tentando ser o imperador do mundo

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 17 de julho de 2025 – A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nestatarde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “não está tentando ser o imperador domundo”. A declaração foi uma resposta a uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silvadivulgada pela imprensa americana mais cedo.

Em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, Lula afirmou que não querser refém dos Estados Unidos e que busca liberdade para o comércio internacional. O presidentedisse ainda que Trump não foi eleito para ser “imperador do mundo”.

Leavitt foi questionada sobre a declaração de Lula durante uma coletiva de imprensa comjornalistas na Casa Branca.

“O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente fortedos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança emtodo o globo por causa da liderança firme deste presidente”, disse Leavitt.

Ainda sobre o Brasil, a porta-voz comentou a carta enviada por Trump a Lula com o anúncio detarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA. Ela também mencionou ainvestigação comercial em andamento contra o país em um órgão do governo norte-americano.

Segundo Leavitt, as regulações digitais do Brasil e a “fraca proteção à propriedadeintelectual” prejudicam empresas americanas de tecnologia e inovação.

“Além disso, a tolerância do país com o desmatamento ilegal e outras práticas ambientais colocaos produtores, fabricantes, agricultores e pecuaristas americanos que seguem padrões ambientaismelhores em desvantagem competitiva”, disse.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo