São Paulo, 25 de abril de 2025 – O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China,Guo Jiakun, na coletiva diária de imprensa hoje, disse que a China não está em negociações comos EUA diferente do que o presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje mais cedo.
“Meus colegas do Ministério do Comércio e eu demos respostas claras a essa pergunta ontem. AChina e os Estados Unidos não realizaram consultas ou negociações sobre a questão das tarifas.Os EUA não devem confundir o público”, afirmou.
Ao responder sobre relatos de que os EUA teriam dito que a China ‘não é sincera o suficiente’sobre a questão do fentanil, Jiakun afirmou que “o fentanil é um problema dos Estados Unidos, nãoda China, e a responsabilidade é dos próprios Estados Unidos”. Ele continou dizendo que aimposição das tarifas é “um ato típico de intimidação que prejudica seriamente o diálogo e acooperação entre as duas partes no campo do controle de drogas. Os EUA devem deixar claro queataques difamatórios não podem encobrir sua própria falta de responsabilidade, que retribuir abondade com o mal não ajudará a resolver o problema e que exercer pressão e ameaças não é amaneira correta de lidar com a China”.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA