Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2025 – A Vale informou hoje, através de comunicado ao mercado, quea barragem Forquilha III, localizada na mina Fábrica, no município de Ouro Preto (MG), teve seunível de emergência reduzido de 3 para 2 na presente data, conforme decisão da Agência Nacionalde Mineração1. Com esta redução, a Vale não possui mais barragens em nível de emergência 3 emseu portfólio.
“Alcançamos nosso compromisso de não ter barragens em nível de emergência 3 no ano de 2025,reforçando a segurança das pessoas e do meio ambiente. Também implementamos com sucesso e noprazo previsto o Global Industry Standard on Tailings Management (GISTM), para todas as nossasbarragens de rejeitos. Continuaremos avançando na implementação do Programa deDescaracterização de Barragens a Montante e na melhoria contínua de nossa gestão de barragens,disse Gustavo Pimenta, CEO da Vale.
A redução do nível de emergência foi possível em razão da obtenção de novas informações emcampo e em laboratório, estudos e melhorias da instrumentação, os quais permitiram maiorconhecimento da estrutura, resultando em fatores de segurança que atendem aos critérios exigidospara a redução do nível de emergência. “A Barragem Forquilha III integra o Programa deDescaracterização de Barragens a Montante da Vale e está em fase de obras preparatórias para oinício do processo de descaracterização, previsto para começar em 2026. Desde 2019, 17 das 30estruturas que integram o Programa de Descaracterização já foram descaracterizadas. A Companhiatem feito investimentos significativos em governança e em tecnologia, que permitem terinformações mais seguras e precisas sobre a condição de cada estrutura”, disse Rafael Bittar,Vice-presidente Executivo Técnico da Vale.
A Vale mantém medidas de controle e de monitoramento das estruturas de forma permanente, 24 horaspor dia, sete dias por semana, por meio do Centro de Monitoramento Geotécnico da Companhia.
Copyright 2024 – Grupo CMA