Cia inaugura sua primeira fábrica nas Américas, em Iracemápolis (SP), com a presença do presidente Lula

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São Paulo, 15 de agosto de 2025 – A GWM Brasil acaba de inaugurar oficialmente sua fábrica emIracemápolis, no interior de São Paulo, a primeira unidade produtiva da marca nas Américas e noHemisfério Sul, e a terceira fora da China com base completa de produção as outras estãolocalizadas na Rússia e na Tailândia.

O evento de inauguração contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula daSilva; do Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, GeraldoAlckmin; do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do Ministro do Empreendedorismo, daMicroempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, entre outras autoridades.

Pela autotech, participaram Mu Feng, CEO da GWM global, e Parker Shi, presidente da GWMInternational, vindos da China especialmente para a cerimônia, além de Andy Zhang, presidente daGWM Brasil & México. Da GWM Brasil, estavam presentes os executivos Diego Fernandes (COO), MarcioAlfonso (Diretor de Produção) e Ricardo Bastos (Diretor de Assuntos Institucionais).

Primeiro veículo GWM produzido no Brasil

A fábrica de Iracemápolis inicia sua operação com três modelos confirmados: o SUV híbridoHaval H6 (disponível nas quatro versões que já são vendidas hoje), a picape média Poer P30 e oSUV de 7 lugares Haval H9 (ambos com uma versão cada e equipados com motorização turbodiesel).

Durante a solenidade, o presidente Lula fez questão de finalizar a produção do primeiro veículofabricado pela GWM no Brasil, um Haval H6 GT branco, com a colocação do adesivo de fabricado noBrasil. Ao final do processo, o presidente Lula posou para fotos com os trabalhadores da linha demontagem.

Com área total de 1,2 milhão de m2 e área construída de 94 mil m2, a unidade da GWM no Brasilpossui hoje capacidade para produzir 50 mil veículos por ano. A estrutura conta com área desoldagem, linha de pintura robotizada, linha de montagem, sistemas de fornecimento de energia eequipamentos, além de uma cadeia de suprimentos e logística integrada.

O Brasil é estratégico para a GWM. Com esta fábrica, não estamos apenas produzindo carros, mastambém gerando empregos de qualidade no País e desenvolvendo tecnologia e inovação para todo ocontinente, afirmou Mu Feng, CEO da GWM global.

A unidade de Iracemápolis conta atualmente com 600 trabalhadores e deve gerar até o final do anocerca de 1.000 empregos diretos, alcançando no futuro mais de 2.000 vagas, quando iniciar oprocesso de exportação de veículos para a América Latina.

Anúncio do primeiro Centro de P&D da GWM na América do Sul

Durante a cerimônia de inauguração, a autotech anunciou também a criação do primeiro Centro dePesquisa & Desenvolvimento (P&D) da GWM na América do Sul. O centro contará com mais de 60técnicos e engenheiros atuando no desenvolvimento e nos testes de produtos locais, com foco emtecnologia flex e na adaptação de veículos globais às condições de rodagem brasileiras e àspreferências do consumidor. O time continuará crescendo nos próximos anos, em paralelo ao avançoda construção dos novos prédios do complexo. O novo centro será construído no terreno ao ladoda fábrica de Iracemápolis e terá 15.000 m de área total, sendo 4.000 m de área construída.

O novo centro contará com uma estrutura técnica de ponta, com laboratórios de última geraçãopara desenvolvimento de sistemas híbridos e elétricos, combustíveis de nova geração einteligência artificial, com o objetivo de oferecer veículos cada vez mais sustentáveis etecnologicamente avançados, desenvolvidos com foco na eficiência energética, descarbonização esobretudo para atender às demandas dos usuários brasileiros, explicou Parker Shi.

Além da infraestrutura física, a GWM está estabelecendo parcerias tecnológicas com institutos depesquisa e cooperando com universidades brasileiras para o desenvolvimento de novas tecnologias eformação de profissionais de nível técnico até doutores.

Investimento bilionário, fornecedores e conteúdo local

O investimento total da GWM no Brasil chegará a R$ 10 bilhões em dez anos. Esse montante écomposto por uma primeira fase de investimento, de R$ 4 bilhões, que vai até 2026, que inclui olançamento da marca no País e reativação e ampliação da fábrica de Iracemápolis. Na segundafase, a empresa investirá mais R$ 6 bilhões – entre 2027 e 2032 -, impulsionando ainda mais acriação de empregos, a nacionalização de peças e o desenvolvimento de novos produtos.

A operação brasileira seguirá o sistema peça por peça (part by part), um processo mais complexoque o SKD e o CKD tradicional, que conta com conteúdo nacional já no primeiro ano, incluindopintura para 100% dos veículos produzidos no País e incorporação de componentes de fornecedoresnacionais.

Atualmente, a GWM Brasil tem mais de 110 empresas cadastradas interessadas em fornecer componentes,das quais 18 já são fornecedores que estão participando da produção e desenvolvimento dosprimeiros veículos, caso de empresas como Basf, Bosch, Continental, Dupont e Goodyear.

A GWM Brasil já está inscrita no programa MOVER, política federal de estímulo ao setorautomotivo, que promove incentivos fiscais para montadoras que investem em produção nacional ePesquisa & Desenvolvimento.

Queremos que o Brasil seja nossa base para crescer na América Latina, com produtos pensados para oconsumidor local e com o melhor da tecnologia global, reforça Mu Feng.

Tecnologias e inovações apresentadas

No evento de inauguração da fábrica, a autotech preparou para os convidados uma área com todasas tecnologias multienergia da GWM, que exibiu todos os veículos da marca e novidades como oprimeiro caminhão movido a hidrogênio da GWM, a maquete do barco a hidrogênio – que seráapresentado na COP30 em novembro em Belém (PA) -, e a nova moto tecnológica de oito cilindros daGWM, a SOUO S2000 GL, que faz sua primeira aparição pública no Brasil.

Produzido pela GWM Hydrogen powered by FTXT, o caminhão marca o início de uma nova etapa nosesforços da autotech para avançar em soluções de transporte pesado com emissão zero.

A FTXT é a subsidiária da GWM na China responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de célulaa combustível e componentes para que utilizam o hidrogênio. Fora do país asiático, ela adota amarca GWM Hydrogen, reforçando o posicionamento global da empresa nesse segmento.

Certificação inédita

A GWM Brasil já recebeu a Certificação ISO 9001:2015 para sua fábrica de Iracemápolis, semnenhuma não-conformidade identificada durante a auditoria. É a primeira vez que uma montadora deveículos no Brasil obtém essa certificação antes de iniciar a produção feito que reforça oplanejamento e a robustez da operação local.

Sobre a GWM

Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a terceira maior fabricantemundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 27 anos, onde tem umaparticipação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 150 países eregiões, 80 mil colaboradores e 13 centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) distribuídos emquatro países.

As informações partem da GWM Brasil.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

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