Porto Alegre, 2 de outubro de 2025 – A JBS investirá US$ 70 milhões nos próximos dois anos naprodução de frangos no Paraguai. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 2, durante visita dopresidente paraguaio Santiago Peña à unidade da Seara em Dourados (MS). O investimento dacompanhia no país se dará por fases. A primeira delas teve início com a aquisição da PollosAmanecer, marca de frangos local que opera uma fábrica no distrito de Doctor Juan EulogioEstigarribia, conhecido também como Campo 9, no departamento de Caaguazú.
Para o investimento no Paraguai, Wesley Batista, acionista e integrante do Conselho deAdministração da JBS, destacou as oportunidades no país vizinho. Encontramos condições degrãos supercompetitivas, mão de obra qualificada e disponibilidade de recursos, afirmou.
Localizada em uma das maiores regiões agrícolas paraguaias, a unidade tem fácil acesso a lavourase fica um raio de 200 quilômetros das três maiores cidades do país: a capital Assunção, Ciudaddel Leste (na fronteira com Brasil e Argentina) e Luque. A fábrica foi adquirida da empresa Campo 9S.A., que atua no mercado local com a marca Pollos Amanecer, reconhecida por sua qualidade.
Após obras de ampliação e modernização, a planta alcançará capacidade de processamento de 100mil aves por dia, com objetivo de continuar atendendo o mercado interno e passar a acessar oexterior. A plena capacidade, a indústria vai rodar com cerca de 1.100 colaboradores (somando amão de obra fabril e administrativa). O complexo produtivo incluirá 28 granjas para materialgenético, incubatórios e uma fábrica de ração.
O Paraguai oferece boas condições para o desenvolvimento da avicultura, e esse investimentoreforça nossa estratégia de aumento da competitividade e diversificação da companhia. Estamosconfiantes em que essa operação será um motor de crescimento para o país, gerando emprego, rendae produtos de alta qualidade para o mercado global, acelerando a presença do Paraguai no mercadomundial de frangos, disse Gilberto Tomazoni, CEO Global da companhia. Temos o intuito de ser grandese fazer parte da comunidade. O país está nos recebendo de braços abertos e queremos serparaguaios no Paraguai, completou.
O plano de expansão da Seara incluirá investimentos robustos por parte de produtores de frangointegrados da região, conhecida pela presença de imigrantes menonitas vindos do Canadá, que seestabeleceram na região a partir da década de 1950. Atualmente, a fábrica opera com frangosproduzidos em 19 aviários. O plano é chegar a 139 quando o ciclo de expansão da fábrica forconcluído.
Sobre a JBSA JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de altaqualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhiaemprega mais de 280 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá,Reino Unido, Austrália e China. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcasreconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrims Pride, Moy Park,Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. Aempresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes,envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, comfoco na economia circular. A JBS prioriza um programa de segurança alimentar de excelência,adotando as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal ao longo de sua cadeia devalor, com o objetivo de alimentar o mundo de forma mais sustentável. Saiba mais em jbsglobal.com.As informações partem de assessoria de imprensa.
Fabio Rubenich – fabio@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA