São Paulo, 22 de julho de 2025 – A Neoenergia divulgou, nesta terça-feira (22), os resultadosfinanceiros e operacionais do segundo trimestre e do primeiro semestre de 2025. O lucro verificadofoi de R$ 1,6 bilhão no segundo trimestre, e de R$ 2,6 bilhões no primeiro semestre, com alta emrelação aos mesmos períodos de 2024 de 100% e 36%, respectivamente. Esse desempenho se deve aoimpacto positivo de R$ 869 milhões de efeitos tributários não recorrentes.
O ebitda caixa alcançou R$ 2,6 bilhões no segundo trimestre, e R$ 5,4 bilhões no primeirosemestre, com aumento em relação aos mesmos períodos de 2024 de 7% e 2%, respectivamente. Avariação positiva ocorreu, principalmente, em razão dos reajustes anuais dos custos gerenciáveis(parcela B) das distribuidoras Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN) e da revisãotarifária periódica da Neoenergia Pernambuco (PE).
Os resultados verificados no segundo trimestre e no primeiro semestre reforçam a estratégia dacompanhia em manter a disciplina de custos, garantindo as despesas operacionais controladas, comaumento de 4% em relação aos mesmos períodos de 2024, absorvendo a inflação e o crescimento domercado.
Com foco na melhoria contínua dos serviços nas cinco distribuidoras Neoenergia Brasília (DF),Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco(PE) , a companhia fechou o segundo trimestre com Capex de R$ 2,8 bilhões, sendo R$ 1,7 bilhãoconcentrados em distribuição, o que representa 35% a mais de investimentos neste negócio emrelação ao mesmo período do ano passado. Considerando o primeiro semestre, o Capex chegou a R$ 5bilhões, dos quais R$ 3 bilhões foram destinados à distribuição, com alta de 28% neste negóciona comparação com o primeiro semestre de 2024. Os recursos foram aplicados principalmente naexpansão, manutenção e modernização da rede.
Mantivemos o nosso modelo de negócio com uma estratégia de crescimento sustentável baseada nadisciplina de custos e na rotação de ativos para geração de valor aos acionistas. Além disso,seguimos com um robusto plano de investimentos em distribuição em todas as áreas de concessãocom foco na qualidade dos serviços, atendimento a clientes e desenvolvimento socioeconômico dasregiões onde estamos presente, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.
Desempenho energético
A energia injetada total, incluindo geração distribuída, registrou alta de 2,3% com 21.887 GWh nosegundo trimestre; e crescimento de 3% com 44.841 GWh no primeiro semestre. Esses resultados foraminfluenciados pelo aumento da base de clientes que compensaram as temperaturas mais baixasverificadas nos períodos.
Rotação de ativos
Em junho de 2025, a Neoenergia anunciou o fechamento da operação da venda de sua participação dausina hidrelétrica Baixo Iguaçu, no Paraná, pelo valor de R$ 1,1 bilhão. Os compradoresreceberam 100% da Geração Céu Azul S.A. que, por sua vez, detém 70% de participação noconsórcio responsável pela operação da usina. A operação reforça a estratégia de rotaçãode ativos da companhia com foco na otimização de portfólio com geração de valor, seguindo adisciplina de capital.
Transmissão
A Neoenergia investiu no primeiro semestre cerca de R$ 1,9 bilhão integralmente dedicado àconstrução final das linhas e subestações dos lotes adquiridos em leilões. No segundotrimestre, foram entregues trechos de Morro do Chapéu e Vale do Itajaí, adicionando cerca de R$132 milhões de Receita Anual Permitida (RAP). A companhia finalizará o ciclo de investimentos emtransmissão até o fim de 2025.
Clientes
As cinco distribuidoras encerraram o segundo trimestre deste ano com 16,8 milhões de clientes. Emcomparação com o segundo trimestre de 2024, houve aumento de 313 mil consumidores, em torno de 2%.
Perdas
No que se refere a perdas totais, três das cinco distribuidoras estão dentro do limiteregulatório.
Qualidade
Em relação à qualidade, as cinco distribuidoras fecharam enquadradas nos limites regulatório deDEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) e FEC (Frequência Equivalente deInterrupção por Consumidor.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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