São Paulo, 11 de agosto de 2025 – A Localiza alcançou lucro líquido ajustado de R$ 768 milhõesno segundo trimestre de 2025, revertendo prejuízo de R$ 570 milhões em relação a igual períododo ano passado. A companhia disse que a comparação anual está impactada pelo reconhecimento dadepreciação adicional e AVR no 2T24. No semestre, o lucro ajustado soma R$1,6 bilhão, ante R$ 164milhões no 1S24.
“Em razão da incorporação da Locamerica, em agosto deste ano, registramos a baixa de créditostributários sobre prejuízo fiscal da Locamerica, no valor de R$937 milhões, impactando a DRE, massem efeito caixa no trimestre. Como resultado, o trimestre encerrou com um prejuízo contábil deR$169 milhões, reflexo dos ajustes não recorrentes e sem impacto no caixa”, disse a empresa. Emrelação ao 2T24, houve alta de 70,4%, ante prejuízo de R$ 570 milhões.
Já a receita líquida subiu 9,4% na mesma comparação, somando R$ 9,9 bilhões no período.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 3,3 bilhões nosegundo trimestre, aumento de 40,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. No 2T24 o ebitdafoi impactado pelos efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul, além do Ajuste a Valor Recuperávelde carros que somaram R$386,0 milhões. Desconsiderando tais efeitos o avanço no ebitda teria sidode 20,4%, em comparação ao avanço de 9,4% na receita líquida, demonstrando a excelência naexecução e na gestão de preços e custos da Companhia.
No 2T25, a margem EBITDA da divisão de Aluguel de Carros, foi de 66,5%, avanço de 12,4p.p. nacomparação anual. No 2T24, a margem do Aluguel de Carros foi impactada pelo reconhecimento deR$101 milhões referentes ao AVR (ajuste a valor recuperável) e ajustes associados às enchentes noRio Grande do Sul. Excluindo-se tais efeitos, a margem teria sido de 58,5% no 2T24, avanço de 8,0pp na comparação anual.
No trimestre, a receita de aluguel avançou 8,3% enquanto os custos foram reduzidos em 29,9% e oSG&A avançou 7,8%. Na comparação com a margem ajustada pelos efeitos referentes ao AVR eenchentes no Rio Grande do Sul, os custos teriam reduzido cerca de 20% na comparação anual.
A dívida líquida da companhia era de R$ 31,3 bilhões ao final do período, alta de 4% quandocomparada à dívida em 31/12/2024. A alavancagem, medida pela relação dívida líquida por ebitdaanualizado, encerrou o período em 2,36 vezes, queda em comparação à alavancagem de 2,83 vezes nomesmo intervalo de 2024. A melhora foi “em razão do avanço do processo de recomposição depreços e da agenda de eficiência”.
Mensagem da administração
“No segundo trimestre de 2025 alcançamos resultados sólidos, alinhados à nossa prioridade derecomposição do ROIC spread. Avançamos de forma consistente na execução de nossas frentesoperacionais, reforçando a resiliência do nosso modelo de negócios mesmo em um ambientemacroeconômico desafiador.”
“Seguimos o processo de recomposição dos preços, com avanço nas tarifas médias, o quecontribuiu para o aumento da receita nas divisões de Aluguel de Carros e Gestão de Frotas. Nossaagenda de gestão eficiente de custos e ganhos de produtividade trouxe impacto positivo nas linhasde custos e despesas, contribuindo para a expansão das margens operacionais nas divisões dealuguel. Em Gestão de Frotas, seguimos com a estratégia de redução da exposição ao segmento deuso severo, encerrando o trimestre com cerca de 23 mil carros, versus 31 mil em dez/24. Nestadivisão, as receitas com veículos leves e assinatura cresceram cerca de 20% na comparação anual,otimizando nossa alocação de capital em direção a um maior retorno sobre o capital investido.”
“Os volumes de Seminovos ficaram estáveis na comparação anual, mesmo em um cenário decondições de crédito mais restritivas. Estamos focados na excelência comercial e operacionalpara ampliar os volumes. Após o anúncio da redução do IPI, os volumes aceleraram, tornando julhoum dos melhores meses de vendas no ano até o momento.”
“Como parte da nossa prioridade em continuar ampliando a liderança em satisfação dos clientes,atingimos um nível recorde de retirada digital no Aluguel de Carros, com a opção de escolher omodelo e a quilometragem do carro, o que aprimora a experiência de retirada e seu NPS. Em Gestãode Frotas, o Localiza Labs segue desenvolvendo novas funcionalidades para o nosso aplicativo deassinatura de carros, aumentando o engajamento dos nossos clientes.”
“Outro destaque relevante do trimestre foi o avanço da integração dos sistemas de Gestão deFrotas, que contribuirá para uma melhor experiência dos clientes a partir de uma jornadaunificada, além de maior produtividade para nossos colaboradores. Com a integração esperamosainda economia nos custos de manutenção e ganhos de eficiência na utilização da frota. Por fim,a integração dos sistemas de Gestão de Frotas permitiu a incorporação da Locamerica, ummovimento estratégico e relevante para a Companhia. Desde a combinação de negócios em julho de2022, foram incorporadas 14 empresas, o que representa um avanço significativo no processo desimplificação societária e operacional, além de permitir a captura de sinergias adicionais.”
“Como reflexo desses avanços, apresentamos um trimestre robusto com receita líquida consolidada deR$9,9 bilhões, EBITDA de R$3,3 bilhões e EBIT de R$2,0 bilhões, mesmo em um trimestresazonalmente marcado por menor atividade. Por fim, o aumento da taxa básica de juros impactou asdespesas financeiras líquidas, resultando em um lucro líquido ajustado de R$768 milhões.”
“Os índices de dívida permaneceram em patamares confortáveis, com melhoria nos indicadores dedívida líquida/EBITDA e dívida líquida/valor de frota. Encerramos o semestre com ROIC anualizadode 13,7% e spread de 4,1p.p. para o custo da dívida, mesmo com o aumento do juro médio doperíodo”, comentou a empresa.
Impacto preliminar da redução do IPI
Em relação à nova redução de IPI para carros novos, anunciada no final do 2T25 e regulamentadapelo Decreto 12.549, publicado em 10 de julho de 2025, como parte do Programa Nacional de MobilidadeVerde e Inovação (Mover), lançado em 2023, a companhia reiterou a informação divulgada em fatorelevante em 6 de agosto: “a redução do preço dos carros novos historicamente refletiu naredução do preço dos carros seminovos”.
Desta forma, como efeito do Decreto, a Companhia já observou a redução dos preços de venda doscarros seminovos e constatou a necessidade de ajustar o valor esperado de venda de parte de suafrota. “Conforme apurado em estimativas preliminares, a Localiza irá reconhecer nos resultados dotrimestre a findar em 30 de setembro de 2025 um impacto one-off entre R$ 800 milhões e R$ 1 bilhãoantes de impostos, equivalente a cerca de 1,5% a 1,9% do valor de nossa frota ao final do 2T25”,informou a companhia.
“A Companhia esclarece que as informações acerca dos efeitos a serem reconhecidos no trimestre afindar em 30 de setembro de 2025 são preliminares. As estimativas contemplam apenas os possíveisefeitos do Decreto em referência, na proporção da redução das alíquotas de IPI. Entretanto, osreflexos previstos pela Administração estão sujeitos às incertezas inerentes à divulgação deestimativas e projeções, cujos resultados podem ser diferentes dos indicados. A Companhia sereserva o direito de revisar estas estimativas caso o programa seja, de qualquer forma, alterado”,acrescentou.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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