São Paulo, 11 de agosto de 2025 – A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputadosrealiza, nesta terça-feira (12), audiência pública sobre os impactos da fusão entre as empresasPetz e Cobasi. O debate será realizado a partir das 14 horas, em plenário a ser definido. Asinformações são da Agência Câmara.
O debate atende a pedido da deputada Gisela Simona (União-MT). Segundo a parlamentar, a operaçãoanunciada em abril de 2024 cria a maior companhia do setor de produtos e serviços para animais deestimação no país, com forte presença física e digital, o que pode gerar desequilíbrioconcorrencial e afetar os consumidores.
Gisela Simona acrescenta que a alta concentração de mercado pode reduzir a competitividade,aumentar preços, limitar escolhas, levar ao fechamento de pequenos estabelecimentos e padronizarserviços em detrimento da qualidade.
A Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor e a Política Nacional das Relações deConsumo impõem ao Estado e à sociedade o dever de assegurar práticas de mercado justas,equilibradas e transparentes, afirma.
Foram convidados representantes das empresas Petz e Cobasi, da Secretaria Nacional do Consumidor(Senacon), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Instituto Brasileiro de Defesado Consumidor (IDEC).
Foram confirmadas as presenças de: Talita Lacerda, CEO da empresa Petlove; Guilherme Davis,presidente da Companhia da Terra; Juliana Pereira da Silva, presidente do Instituto de Pesquisas eEstudos da Sociedade e Consumo (IPS Consumo); e Márcia Moro, presidente da Associação Brasileirade Procons (ProconsBrasil).