Comissão do Senado debate em São Luís impactos da exploração da Margem Equatorial

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 10 de julho de 2025 – A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) vai promover nasegunda-feira (14), em São Luís (MA), debate com especialistas e autoridades sobre os impactos daexploração de gás e petróleo na Margem Equatorial brasileira. A audiência acontecerá naAssembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) a partir das 14h, como parte de diligênciaexterna da comissão requerida (REQ 18/2025 – CDR) pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Asinformações são da Agência Senado.

O evento vai reunir representantes do setor energético, autoridades públicas e entidades dasociedade civil para tratar dos desafios e das oportunidades envolvidos na exploração de petróleoe gás na região.

A Margem Equatorial compreende uma extensa faixa do litoral norte brasileiro, que vai do Rio Grandedo Norte ao Amapá. A exploração nessa área tem sido tema de debates por envolver blocos compotencial econômico relevante, mas localizados em regiões sensíveis do ponto de vista ambiental,próximas à foz do Rio Amazonas.

Convidados

Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorialdo Brasil, Deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA)Coordenador-Geral de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural doMinistério de Minas e Energia, Diogo Santos BaleeiroDiretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), BrunoCaselliPresidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Roberto ArdenghyGerente Geral de Projetos Exploratórios das Margens Sul, Equatorial e Outros Países da Petrobras,Marcos Vallerio Gonçalves GalvãoGerente Setorial de Licenciamento da exploração da Petrobras, André Dias de OliveiraPresidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson BaldezA comissão também convidou o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e a presidente da Alema,deputada estadual Iracema Vale, que ainda não confirmaram presença.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone daOuvidoria do Senado (0800 061 2211) ou peloPortal eCidadania, que podem ser lidos e respondidospelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que podeser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. OPortaleCidadaniatambém recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, alémde sugestões para novas leis.

Fonte: Agência Senado

Voltar ao topo