[DC NEWS TALKS 88] João Kepler, CEO Equity Group: “Procuramos empresas também do varejo que querem escalar”

  • Fundo do empresário tem foco em growth equity e aposta também em soluções de varejo para crescer, com gestão e capital para escalar
  • João Kepler acredita em crescimento orgânico via portfólio investido e alerta que pitches pouco objetivos travam a atração de capital
Por Bruna Lencioni

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
A estratégia do Equity Group, uma private equity, que faz investimentos estratégicos em negócios de inovação em áreas diversas está ancorada na busca por empresas com capacidade de crescimento, com atenção especial ao varejo como vetor de escala. Criada em 2023 a partir da união entre a Braga Participações e a CaptAll, a holding atua como plataforma de expansão para negócios que já operam, mas enfrentam gargalos para avançar. Em entrevista ao DC NEWS TALKS, o videocast da Agência DC NEWS, o CEO João Kepler afirmou que o grupo prioriza companhias que desejam crescer de forma estruturada. “A gente procura empresas também do varejo que querem escalar”, disse.

Segundo Kepler, o foco do fundo que administra não está em grandes operações consolidadas, mas em empreendedores que se encontram em um estágio intermediário do negócio. A lógica do grupo é identificar empresas no chamado ponto A e construir caminhos para levá-las ao ponto B, especialmente no varejo, onde a replicação do modelo exige disciplina operacional e clareza estratégica. “Eu não estou atrás do cara que tem 2 mil lojas. Eu vou ajudar esse cara a ter 2 mil”, afirmou.

Atualmente, o Equity Group reúne mais de 80 empresas investidas, distribuídas em diferentes setores, como varejo, educação, eventos, franquias e tecnologia. De acordo com Kepler, o crescimento do grupo não será impulsionado por aquisições aceleradas, mas pelo desempenho das próprias empresas do portfólio. “O futuro do Equity Group é crescimento orgânico, baseado nas empresas que a gente investiu”, disse.

Investidor-anjo desde 2009, João Kepler construiu sua trajetória antes mesmo de o ecossistema de startups ganhar força no Brasil. Ele relatou experiências em negócios tradicionais e afirmou que sua aproximação com inovação ocorreu a partir da busca por investimento fora do país. “Levei um não. Voltei, fiz a lição de casa e hoje tenho várias empresas”, afirmou. Atualmente, além de CEO do Equity Group, Kepler também é CVO da Bossa Invest, que tem mais de 1,7 mil startups no portfólio, e foi reconhecido por quatro anos consecutivos como melhor investidor-anjo do Brasil pelo Startup Awards.

Para o executivo, o principal entrave ao crescimento das empresas não está no mercado, mas na mentalidade dos próprios empreendedores. Kepler afirmou que muitos negócios não escalam porque os líderes não se preparam para esse movimento. “O que não escala é a cabeça do cara”, disse. Segundo ele, escalar exige método, abertura para aprendizado e capacidade de estruturar processos.

Ao falar da relação com empreendedores, Kepler destacou que muitos projetos travam ainda na etapa de apresentação ao investidor. Segundo ele, o erro mais recorrente está em pitches longos, pouco objetivos e desconectados do problema real do negócio. Para o executivo, antes de falar de produto ou tecnologia, o empreendedor precisa demonstrar clareza sobre a dor que resolve. “Qual o problema que ela resolve?”, disse, ao afirmar que essa resposta define se a empresa tem ou não potencial de escala. Confira a entrevista.

Correção: O episódio com João Kepler, CEO do Equity Group, é o 88 da série DC NEWS TALKS e não o 98, como vinha sendo feita a contagem até aqui. A sequência está corrigida e seguirá de forma atualizada a partir de agora.


Escolhas do Editor
Voltar ao topo