Decisão sobre aplicação da lei estrangeira no Brasil derruba Bolsa; Banco do Brasil despenca mais de 5%

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 19 de agosto de 2025 – O Ibovespa segue com queda de mais 2% em um dia de aversãoao risco com o tombo das ações dos bancos devido à indicação do ministro do Supremo TribunalFederal (STF), Flávio Dino, de que as ordens judiciais internacionais só serão válidas em casode autorização do STF. Menos de dez ações sobem.

O Itaú (ITUB4) perdia 3,28%. Bradesco (BBDC3 e BBDC4) despencava 3,00% e 3,24%. Banco do Brasil(BBAS3) recuava 5,07% e Santander (SANB11) tinha queda de 3,30%. BTG Pactual (BPAC11) tinha queda de3,41%.

A Petrobras (PETR3 e PETr4) caía 1,39% e 1,28%. Vale (VALE3) tinha volatilidade.

Às 15h05 (horário de Brasília), o principal índice da B3 caía 2,04%, aos 134.516,65 pontos.O Ibovespa futuro com vencimento em outubro recuava 2,07%, aos 137.170 pontos. O giro financeiro erade R$ 13,2 bilhões. Em Nova York, os índices operavam em queda.

Ricardo Leite -head de renda variável Diagrama Investimentos, disse que a forte queda da Bolsa,”é puxada, principalmente, bancos. O movimento do Dino [Flávio Dino] de querer impedir aaplicação da lei em território nacional mostra o tamanho do desconhecimento desse impacto naeconomia brasileira. Essa ação pode afetar muito o Brasil, isolando de vez o País do resto domundo. Além do setor financeiro, várias empresas ligadas direta ou indiretamente ao mercadoexterno caem. A curva de juros abre em todos os vértices”.

Rodrigo Marcatti, economista e CEO da Veedha Investimentos, explica a queda forte do Ibovespa naabertura dos negócios desta terça-feira.

“A Bolsa abriu em forte queda corrigindo o movimento de ontem e por conta das investigaçõesdos EUA sobre pix e práticas desleais comerciais, e ao pronunciamento do Flávio Dino sobre nãoaceitar ou ter de homologar a lei Magnitsky. Tudo isso está trazendo apreensão aos mercados. OLula vai fazer reunião com os bancos estatais. A Bolsa voltando para os 135 mil pontos, dólarsubindo e juros subindo”.

Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo