Departamento de Justiça abre investigação criminal contra Lisa Cook por suspeita de fraude hipotecária

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 4 de setembro de 2025 – O Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigaçãocriminal contra a governadora do Federal Reserve, Lisa Cook, por suspeita de fraude hipotecária. Oinquérito foi instaurado após recomendação do diretor da Agência Federal de Financiamento daHabitação (FHFA), Bill Pulte, aliado de Donald Trump, e envolve grandes júris na Geórgia e emMichigan. Cook é acusada de listar mais de uma propriedade como residência principal em pedidos dehipoteca, possivelmente para obter juros mais baixos.

Segundo documentos examinados pela agência Reuters, a investigação é conduzida por EdMartin, designado como procurador especial assistente para casos de fraude envolvendo autoridadespúblicas, em conjunto com promotores federais da Geórgia e de Michigan. Trump já havia exoneradoCook com base nessas alegações, o que levou a governadora a processar o presidente, alegando abusode autoridade.

A defesa de Cook afirma que o Departamento de Justiça estaria agindo de forma politizada,ajudando Trump a justificar sua tentativa de removê-la do cargo. Em registros legais, Cook declarouter informado a posse de três imóveis durante as sabatinas no Senado e na Casa Branca em 2022,quando foi confirmada ao cargo no Conselho do Fed, e que eventuais inconsistências nãoconfigurariam fraude.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo