Dona do iFood compra holandesa JET e vai usar IA própria para criar gigante global de delivery

Uma image de notas de 20 reais
Just Eat Takeaway (JET) é comprada por 4,1 bilhões de euros
(Divulgação)
  • Com aquisição, Prosus quer ampliar liderança na Europa e se tornar o quarta maior de delivery de comida no mundo
  • Just Eat Takeaway tem 61 milhões de clientes e processa 653 milhões de pedidos anualmente
Por Victor Marques

[AGÊNCIA DC NEWS]. O iFood promete fazer escola e criar, por meio de sua tecnologia, seus processos e suas inovações, a quarta maior empresa de delivery de comida do mundo. Mas não só: a ideia é construir um relevante marketplace europeu de lifestyle e o know-how brasileiro está por trás desses planos. Para isso, a Prosus, gigante global do setor de tecnologia e investimentos e controladora do iFood, anunciou na manhã de segunda-feira (24) que irá comprar a Just Eat it Takeaway (JET), nascida na Holanda e hoje líder do mercado de delivery de comida em seu país, na Alemanha e de grande relevância no Reino Unido. “Vamos criar uma das melhores companhias de tecnologia na Europa e no mundo”, disse Fabricio Bloisi, CEO da Prosus e presidente do Conselho de Administração do iFood.

“Queremos criar o ecossistema de lifestyle número 1 na Europa, com delivery de comida, e-commerce, classificados e uma infraestrutura de pagamento”, afirmou Bloisi. De acordo com ele, a aquisição vai custar 4,1 bilhões de euros (20,30 euros por ação), representando um prêmio de 49% sobre o preço médio ponderado dos últimos três meses. Com essa movimentação, a Prosus quer reforçar sua presença na Europa usando tecnologias e métodos de inovação que já impulsionam o iFood para fazer a JET crescer na região. “Temos um plano claro para investir em crescimento, tecnologia e inovação”, disse. “Com esse novo passo, podemos ter uma das maiores empresas de delivery de comida da Europa e do mundo.” A Prosus aposta na inteligência artificial para otimizar processos e impulsionar o crescimento da companhia.

O iFood já possui um robusto sistema de IA aplicado em diversas frentes, incluindo atendimento ao cliente, logística de pedidos e prevenção de fraudes. “Acreditamos que o iFood tenha o melhor pacote de inovação com IA para entregar resultados no delivery de alimentos”, afirmou Bloisi. Atualmente, mais de 60% dos chamados de suporte do iFood são atendidos por inteligência artificial, permitindo maior eficiência operacional e melhor experiência para o consumidor. De acordo com o iFood, o uso de IA aumentou o crescimento da lucratividade em 30% numa comparação anual. Além disso, reduziu o custo médio das entregas de R$ 14,2 para R$ 9 e ajudou a crescer a adesão do Clube iFood, assinatura de descontos do aplicativo, em 23 pontos percentuais, desde o segundo trimestre de 2022.

Escolhas do Editor

Atualmente, 34% dos pedidos da plataforma utilizam o clube para descontos. Conforme os números apresentados pela Prosus, a JET possui um Gross Transaction Value (GTV) estimado em 18,9 bilhões de euros para 2024 e processa 653 milhões de pedidos anualmente. A plataforma têm atualmente 356 mil parceiros, atende mais de 61 milhões de clientes e opera em 17 mercados. “Eles têm uma forte posição e é muito lucrativa em muitos de seus mercados”, disse o CEO da Prosus. Segundo Bloisi, a plataforma têm enfrentado alguns problemas para crescer, no entanto. Por mais que tenha bons números, a JET cresceu seu GVT em somente 1% entre 2023 e 2024. Outros indicadores, porém, mostram algum crescimento.

A aquisição da JET posiciona a Prosus como a maior empresa de internet de consumo listada na Europa, com valor de mercado estimado em US$ 56 bilhões, superando concorrentes como Adyen (US$ 13 bilhões) e Wise (US$ 10 bilhões). Além disso, a empresa se consolida como a líder global em food delivery fora dos Estados Unidos e da China, ficando atrás somente de Meituan (primeira), DoorDash (segunda) e Uber Eats (terceira). A Prosus já investiu mais de US$ 10 bilhões globalmente no setor de food delivery e possui participações estratégicas em empresas como Delivery Hero (28%), Swiggy (25%) e Meituan (4%).

Voltar ao topo