Elói Assis, da Totvs: “O varejo está no centro da nossa estratégia de crescimento”

  • Um quinto dos produtos oferecidos pela companhia é voltado ao varejo. "Setor está em transformação acelerada", disse o executivo
  • Maior dor do varejista hoje é "não compreender que o consumidor é híbrido", e que a tecnologia é, invariavelmente, algo deque todos precisam
Por Bruna Lencioni Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

[AGÊNCIA DC NEWS]. A TOTVS, gigante brasileira de tecnologia, (70 mil clientes na América Latina), tem reforçado sua aposta no varejo como eixo estratégico e uma série de movimentos que denotam isso. Em entrevista ao videocast DC NEWS TALKS, da Agência DC News, Elói Prado de Assis, diretor-executivo para Varejo e Distribuição da TOTVS, afirmou que a companhia está cada vez mais voltada para atender às demandas específicas do setor. “O varejo brasileiro está em transformação digital acelerada. E está no centro da nossa estratégia de crescimento.” Hoje, um quinto de todo portfólio de produtos da TOTVS serve ao varejo, e as aquisições que criam espaço para avançar na oferta de produtos a este mercado não param. São mais de 500 na prateleira da empresa.

No dia 22 de julho, a companhia anunciou a assinatura do contrato para a compra da Linx (especializada em software para o varejo) por R$ 3,05 bilhões. A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e representa a maior movimentação recente da TOTVS. Com cerca de 100 soluções especializadas para o varejo, a Linx complementa o portfólio da TOTVS com foco em automação comercial, integração de canais e experiência do consumidor. “Com essa aquisição, fortalecemos nosso rol de produtos e ampliamos a capacidade de atender diferentes perfis de varejistas”, afirmou Dennis Herszkowicz, presidente da TOTVS.

Na entrevista ao DC NEWS TALKS, Assis destacou que a TOTVS oferece soluções que vão desde ERP e retaguarda até CRM, e-commerce e PDV, cobrindo toda a jornada do consumidor. “Nosso objetivo é conectar canais, automatizar processos e personalizar a experiência de compra com inteligência de dados”, afirmou. O executivo acrescentou que o foco está em criar valor para os varejistas, tanto físicos quanto digitais, com serviços que englobam pagamentos, marketing, crédito e relacionamento. A aquisição da Linx se insere nessa lógica de ampliar a presença no mercado e acelerar a inovação. Segundo ele, a maior dor do varejista hoje é “não compreender que o consumidor é híbrido”, e que a tecnologia é, invariavelmente, algo de que todos precisam.

Escolhas do Editor

Outro propulsor da TOTVS é a RD Station – com desempenho destacado no último balanço. A vertical – unidade de marketing digital adquirida em 2021 – registrou alta de dois dígitos na receita (1T25) e já representa cerca de 13% do faturamento do segmento Business Performance da TOVS. “O varejo precisa vender mais e melhor, e a RD ajuda a atrair e reter clientes com dados e automação”, disse Assis. A TOTVS vê o marketing digital como um dos pilares para o crescimento sustentável de empresas varejistas, especialmente aquelas que operam em múltiplos canais de venda.

O avanço da Varejo Online (adquirida em novembro de 2024), iniciativa da TOTVS voltada exclusivamente ao e-commerce, também tem impulsionado os resultados. A plataforma oferece soluções completas para lojas virtuais, desde a gestão logística até a inteligência promocional. “Estamos construindo um ecossistema robusto, com soluções modulares para pequenos até grandes redes varejistas”, afirmou Assis. A meta, segundo o executivo, é consolidar a TOTVS como o principal parceiro tecnológico de empresas que desejam escalar suas operações com eficiência. “Não somos feitos para atender somente aos grandes. Isso é um mito.”

Com receita líquida de R$ 1,4 bilhão no primeiro trimestre de 2025 e lucro líquido ajustado de R$ 227,7 milhões, a TOTVS mantém uma agenda firme de crescimento. A TOTVS, e suas diversas verticais, é uma empresa de tecnologia full service. Com aquisições estratégicas e investimento contínuo em P&D, segundo Assis – tem colocado energia e fazendo apostas em inteligência artificial e integração de sistemas. “Nosso papel é ajudar as empresas a serem mais produtivas, competitivas e digitais”, disse. O próximo balanço (2T25) da TOTVS será divulgado no dia 06 de agosto. Confira a entrevista.

Voltar ao topo