Em discurso em Goiânia, presidente diz que 'gringo não vai dar ordem' e que vai taxar big techs dos EUA

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 17 de julho de 2025 – O presidente Luís Inácio Lula da Silva voltou a criticar opresidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e disse que vai cobrar imposto de “empresas digitaisnorte-americanas” durante o60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), realizado em Goiânia (GO), nestaquinta-feira.

“Não é um gringo que vai dar ordem a esse presidente da República. Não é. Eu sei quem eu devorespeitar nesse país, eu sei quem é que manda nesse país, eu sei quem faz esse país ser o queé: o nome dessa pessoa só tem quatro letras, chama-se povo brasileiro”, discursou o presidente.

Lula reclamou que o governo norte-americano não respondeu às propostas do Brasil sobre as tarifas.”Não recebemos nenhuma resposta. A resposta que nós recebemos foi a matéria publicada no jornal,no email dele, no Zap [WhatsApp] dele, no portal dele, porque ele não se dignou nem sequer a mandaruma carta”.

“Eu tenho certeza de que o presidente americano jamais negociou 10% do que eu negociei na minhavida”, afirmou Lula.

Em relação ás big techs, o presidente brasileiro disse: “Eu queria dizer para vocês que a gentevai julgar e vai cobrar imposto das empresas americanas digitais. Nós não aceitamos, em nome daliberdade de expressão, você ficar utilizando [as redes] para fazer agressão, para fazer mentira,para prejudicar”.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo