São Paulo, 15 de agosto de 2025 – Motor do PIB nacional, os corredores logísticos da chamada RotaAgro (BR-060/364/GO/MT), agora serão operados pelo Consórcio Rota Agro Brasil. No leilãopromovido pelo Ministério dos Transportes, nesta quinta-feira (14), a empresa ofereceu o maiordesconto sobre a tarifa básica de pedágio de 19,70% e se comprometeu a investir R$ 7,26 bilhõespara administrar o trecho de 490 quilômetros entre os estados de Goiás e Mato Grosso pelospróximos 30 anos. Este foi o 16º certame promovido pela pasta, com recorde de cinco investidoresque disputaram o projeto.
“Os leilões têm tido alta adesão, com o maior nível de concorrência dos últimos anos. Entre1998 e 2022, o Brasil recebeu R$129 bilhões em investimentos privados em rodovias. De 2023 atéagora, contratamos R$176 bilhões, superando esse total. Estamos em um momento histórico deinvestimentos”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Em função do alto volume de veículos que passam pelas estradas, as melhorias na infraestruturasão muito aguardadas pelo mercado, uma vez que unem o aprimoramento de dois setores – o detransportes e o do agronegócio -, para otimizar a distribuição de alimentos pelo Brasil e para oexterior.
Do campo ao prato, passamos pelas estradas em diversos momentos: desde a produção, na colheita eno transporte para processamento, até o trajeto final dos alimentos até as casas das pessoas. Issoevidencia a importância das rodovias”, completou Renan Filho.
Segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), o PIB do agronegóciobrasileiro pode alcançar R$3,79 trilhões em 2025, sendo R$2,57 trilhões no ramo agrícola eR$1,22 trilhão no pecuário. Considerando essa projeção, estima-se que a participação do setorna economia fique próxima de 29,4% neste ano, acima dos 23,5% registrados em 2024.
Não poderia deixar de destacar a relevância dessa rota, que liga duas potencialidades gigantes daagropecuária brasileira: Rondonópolis (MT) a Rio Verde (GO). Investir em rodovias e ferrovias étrazer competitividade para o setor. O campo pode continuar produzindo e crescendo, porque ainfraestrutura avança na mesma velocidade”, pontuou o ministro da Agricultura e Pecuária, CarlosFávaro.
Um dos principais gargalos a ser superado atualmente nas BRs 060/364/GO/MT está relacionado àampliação da capacidade rodoviária nos estados, devido ao intenso tráfego de caminhões e carrosque dividem o trajeto. O Representante Consórcio Rota Agro Brasil, Gabriel Freire, reforçou ocompromisso com a execução das intervenções nas estradas.
Nos consideramos uma empresa goiana e, agora, também somos mato-grossense. Vamos contribuir muitomais com o desenvolvimento dos estados de forma sustentável e inclusiva. Um planejamento bemrealizado para essas rodovias refletirá diretamente na distribuição de importantes produtos paraa nossa economia e na mobilidade da população”, disse.
O Consórcio Rota Agro Brasil é liderado pela Azevedo & Travassos Infraestrutura, que tambémadministra as BRs-060 e 452, no trecho estratégico para o escoamento de grãos no estado de Goiás,ligando Goiânia, Rio Verde e Itumbiara, conhecido como Rota Verde. Além do setor de transportes, aAzevedo & Travassos atua também nos segmentos de saneamento ambiental e óleo e gás.
Também integram o consórcio as empresas Camaçari Fundo de Investimento e ParticipaçõesMultiestratégia, Sobrado Construção Ltda. e Gai Construção e Comércio Ltda.
Entre as inovações do edital estão descontos progressivos no pedágio, de acordo com afrequência de uso pelos motoristas da via, além do compromisso com o Programa Carbono Zero nosetor de logística.
Conexão Centro-Oeste
Em Mato Grosso, o lote rodoviário da Rota Agro contempla cinco municípios, exercendo influênciasobre a cidade de Rondonópolis, localizada na região sudeste do estado, a 210 quilômetros dacapital Cuiabá, com 245 mil habitantes e o segundo maior PIB local. O corredor é uma conexãoessencial entre os grandes centros metropolitanos produtores e os portos do Brasil.
Ciente de que investimentos em infraestrutura e logística contribuem para o desenvolvimentosocioeconômico regional, até o fim de 2025 o Ministério dos Transportes vai alocar R$502,1milhões em Mato Grosso, um aumento de cerca de 77% em comparação ao governo anterior, que aportouR$283,8 milhões em 2022.
Já em Goiás, a rodovia passa pelas cidades de Rio Verde, Jataí, Mineiros, Portelândia e SantaRita do Araguaia. Berço do agronegócio brasileiro e um dos maiores produtores de grãos do país,especialmente soja e milho, o estado receberá em 2025 R$396,7 milhões em investimentos nostransportes.
Há muito tempo esperávamos por uma solução para essa rota, que, além de ter grande importânciaeconômica para garantir a competitividade da região hoje a maior produtora do nosso estado e umadas mais produtivas do Brasil , é também uma área que, ao longo de tantos anos, tem enfrentadouma série de tragédias devido ao intenso tráfego na rodovia BR 364″, observou o vice-governadorGoiás, Daniel Vilela.
“Reconheço a dedicação que o Ministério dos Transportes tem demonstrado ao estado. O ministroRenan é, sem comparação, o que mais fez entregas em Goiás e que ainda fará muito mais durante oseu mandato”, finalizou Vilela.
O leilão da Rota Agro recebeu propostas iniciais de cinco grupos: Consórcio Rota Agro Brasil(17,18%), Way Concessões (16,10%), EPR (10,80%), Rota do Cerrado (10,55%) e VF Gomes (semdesconto).
Esse foi o certame da União com o maior número de propostas desde 2023. A diferença entre asofertas levou a disputa para a etapa de viva-voz, que contou com mais de 20 lances e variações de0,10% entre a Way Concessões e o Consórcio Rota Agro Brasil. Ao final, o consórcio venceu,oferecendo 19,70% de desconto sobre a tarifa de pedágio.
A expectativa do Governo Federal é que o avanço da Rota Agro gere reflexos diretos no crescimentodo Brasil, estimulando empregos, comércio e investimentos com outros países.
As informações partem do Ministério dos Transportes.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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