Em entrevista, Trump sugere participação dos Murdoch em nova gestão do TikTok nos EUA

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente Donald Trump sugeriu que os magnatas Rupert Murdoch e seu filho, Lachlan, estão entre os nomes que podem compor o novo grupo controlador do TikTok nos Estados Unidos. A menção foi feita durante entrevista ao programa The Sunday Briefing, da Fox News, gravada na sexta-feira (19).

Questionado sobre quem estaria por trás do consórcio que assumirá as operações americanas do aplicativo, Trump respondeu de forma informal: “Odeio dizer isso, mas um homem chamado Lachlan está envolvido. Lachlan, esse é um nome muito incomum, Lachlan Murdoch. E Rupert provavelmente estará no grupo. Acho que eles estarão no grupo”.

Os Murdoch são proprietários da Fox Corp., conglomerado de mídia conservador com longa relação com o ex-presidente republicano. A eventual participação deles no acordo, porém, não foi mencionada oficialmente pelo governo dos EUA.

O australiano Rupert Murdoch entregou grande parte da supervisão de seus negócios a Lachlan em 2023, quando deixou o cargo de presidente. Desde então, o filho mais novo atua como presidente executivo e CEO da Fox Corp., que controla a Fox News, a rede aberta Fox e a Tubi. Ele também é presidente da News Corp, empresa-mãe de veículos como Wall Street Journal, The Times de Londres, New York Post e a editora HarperCollins.

Segundo a Casa Branca, o acordo para que a empresa matriz chinesa do popular aplicativo de vídeos TikTok venda suas operações nos Estados Unidos prevê a criação de um conselho de administração dominado por americanos.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou ao próprio canal Fox News que “haverá sete cadeiras no conselho que controla o aplicativo nos Estados Unidos, e seis destas cadeiras serão ocupadas por americanos”.

O anúncio formal da Casa Branca, feito neste sábado (20), lista como investidores majoritários do novo TikTok americano as empresas Oracle Corp., Andreessen Horowitz e a gestora de private equity Silver Lake. Larry Ellison, fundador da Oracle e aliado político de Trump, e Michael Dell, da Dell Technologies, também foram citados por Trump na entrevista.

Segundo a Casa Branca, o acordo foi fechado em uma ligação entre Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, e deve ser assinado nos próximos dias.

A reestruturação atende à lei aprovada pelo Congresso em janeiro deste ano, exigindo que a controladora chinesa ByteDance se desfaça do TikTok nos EUA sob risco de banimento do aplicativo no país.

MAIS LIDAS

Voltar ao topo