Em sua quinta edição, Padocaria expande para Guarulhos e vira ponte para negócios no setor

Uma image de notas de 20 reais

(Patricia Araujo/Folhapress)
  • Desde o surgimento em 2021, o concurso Padocaria-SP cresce anualmente 20%. Todo ano lançam categorias novas para negócios inovarem
  • Evento também é responsável por estimular a comunicação entre panificadoras, padarias e indústria, fortalecendo a criação de novos negócios
Por Anna Scudeller Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

[AGÊNCIA DC NEWS]. Nesta quinta-feira (11), começa a primeira fase de votações do concurso Padocaria-SP 2025, voltado ao universo de padarias da capital paulista com votação popular. É a quinta edição da premiação, criada em 2021, pelo jornalista gastronômico Miguel Icassatti e o chef Eduardo Maya como forma de celebrar os negócios de todas as regiões da cidade, não apenas do dito centro expandido. “Na minha visão, toda atenção sempre foi para os bairros centrais”, disse Icassatti em entrevista à AGÊNCIA DC NEWS. “Então, pensei, ‘a gente tem que valorizar as outras regiões’.” Com a expectativa de superar 1 mil inscrições para este ano, o evento também amplia a atuação para Guarulhos. O prêmio dá voz e luz às melhores práticas do universo da padaria, além de oferecer ao público o poder tanto de escolher o favorito, quanto de conhecer boas indicações.

A ideia do concurso nasceu da expertise dos organizadores. Icassatti foi um dos responsáveis pela criação do caderno gastronômico do Estadão, o Paladar, e Maya fez parte da cocriação do Boteco Bohemia, hoje Festival Comida di Buteco. Com a saída de Maya da sociedade do Comida di Buteco, decidiram desenvolver um projeto juntos. “Sugeri um concurso de padarias, um setor muito importante em São Paulo, e desenhamos o projeto informalmente”, disse Icassatti. “Durante a pandemia, decidimos avançar.” Desde então, o objetivo do Padocaria-SP é ser pioneiro e democrático. “E dar voz a qualquer paulistano, permitir a participação de qualquer padaria da cidade, sem listas prévias”, afirmou. Além do Padocaria, hoje os organizadores também realizam o SP8 Pizza.

Em 2024, cerca de 900 padarias participaram do evento. Este ano o plano é superar 1 mil com a entrada dos estabelecimentos localizados em Guarulhos. Há ainda a possibilidade, segundo Icassatti, de adentrar áreas como o ABC Paulista. Segundo o executivo, desde o surgimento, o Padocaria-SP cresce anualmente 20%. Parte disso está no empenho em criar novas categorias especializadas a cada edição, e assim abrigar novos perfis de concorrentes como forma de contemplar ainda mais empreendimentos. Nos últimos anos foram criados os prêmios para o Melhor Frango Assado, Melhor Pizza de Padaria e Melhor Pão de Fermentação Natural. Segundo Icassatti, esses segmentos refletem tanto a tradição quanto as tendências do setor. “Este ano também teremos novidades nas categorias com esse objetivo”, disse. “E [pensando] como motivar as padarias de alguma maneira [a investirem].” Este ano, o Melhor Folhado também será prestigiado.

Escolhas do Editor

O investimento em produtos, equipamentos e treinamentos profissionais é uma consequência da participação. Icassatti conta um exemplo: no ano passado, com o surgimento da categoria Melhor Sonho de Padaria, a campeã saltou de uma média de 12 sonhos vendidos por dia para 150 após o concurso. “Na época do concurso, eles mandaram ver, chegaram a vender 300 por dia”, disse. “Ou seja, a gente multiplicou por dez a venda de um produto naquela padaria. Para gente, isso é superlegal.” Assim, o evento promove a ideia de um elo entre indústria fornecedora e os panificadores ao facilitar o acesso a produtos e inovações do setor. Icassatti diz que, por vezes, a indústria tem dificuldade de falar com as padarias locais, e que o contrário também se aplica. “A gente fica no meio do caminho”, afirmou. “Literalmente pego na mão da indústria e do panificador, desperto a conversa e gera negócio.”

FASES – Assim como nos anos anteriores, o Padocaria-SP acontece em duas etapas. A votação, aberta ao público, deve ser feita unicamente pela plataforma www.padocariasp.com.br. Na primeira fase, entre 11 e 28 de setembro, o público paulistano vota nas categorias de Melhor Café; Melhor Folhado; Melhor Pãozinho, apresentado por Nita; Melhor Pão de Fermentação Natural; Melhor Pão na Chapa; Melhor Pizza de Padaria e Melhor Time de Chapeiros, nas quais os estabelecimentos devem fazer parte do limite municipal de São Paulo. O público também pode apontar uma padaria diferente para cada categoria. É nesta etapa que Guarulhos estreia dentro do concurso, com votação aberta para a melhor padaria do município.

Na segunda fase, que acontece de 10 a 26 de outubro, o Padocaria-SP abre duas novas categorias: o Melhor Pão na Chapa com Nutella, apresentado por Nutella, e Melhor Fatiador de Frios, apresentado por Seara. Neste período, também, o concurso convida o público a votar na categoria Melhor Pão na Chapa com Catupiry, apresentada por Catupiry Original, assim como nas três finalistas de Guarulhos e nas cinco finalistas do Centro e das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de São Paulo. Nessa etapa, um júri técnico visita, de maneira incógnita, as finalistas e seus votos terão 50% de peso no resultado. No dia 6 de novembro, serão conhecidas as três primeiras colocadas em cada categoria, além da melhor de cada região e das ganhadoras do prêmio de Melhor Padaria de São Paulo e Melhor Padaria de Guarulhos.

Aspas

Uma padaria premiada pelo melhor Sonho vendia 12 unidades por dia, e passou a vender 300

Aspas
Miguel Icassatti, Padocaria-SP

APOIO – Este ano, o Padocaria-SP tem como patrocinadores as companhias Seara, o moinho de farinha Nita, Catupiry Profissional, Nutella e Fizz – refrigerante da Heineken. O evento também fincou parceria de mídia com a Band TV e Band News FM, além da plataforma de consumo sustentável Food To Save. Até o momento, o concurso não possui relação com a Prefeitura de São Paulo ou órgãos públicos. “Nunca procuramos e também nunca fomos procurados”, disse Icassatti. O reconhecimento da esfera pública veio a partir de convites para reuniões da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU). “É preciso esclarecer sempre, o Padrocaria é viabilizado pela indústria, ele é só patrocínio”, afirmou. “A gente não recebe um tostão de nenhuma padaria. Não temos relação comercial com os participantes.” 

Voltar ao topo