Entidade aponta agosto como primeiro mês interanual negativo para máquinas agrícolas após ruído do tarifaço

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

Porto Alegre, 1 de outubro de 2025 – O setor de máquinas e equipamentos agrícolas apresentouem agosto o primeiro resultado negativo em bases anuais de 2025, informou nesta quarta-feira aAssociação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Houve retração emreceita, importações, exportações e no nível de emprego.

Apesar disso, o presidente da Câmara Setorial de Máquinas Agrícolas da Abimaq, PedroEstevão, destacou que o acumulado do ano ainda é positivo. As máquinas agrícolas ainda estãobem no ano, com 14% acima. Agosto foi o primeiro mês interanual negativo, esperávamos isso portodo ruído com o tarifaço, afirmou.

Segundo Estevão, o impacto das tarifas dos Estados Unidos ocorre em três frentes. Tem efeitonas nossas exportações, no produtor da pecuária e, o terceiro, que achamos mais difícil deponderar, é o psicológico, porque o produtor fica receoso de investir, disse.

A entidade revisou a projeção de crescimento do setor para 2025 para uma faixa entre 6% e 10%.Se fechar assim, será de bom para baixo, não é ruim, avaliou. Conforme Estevão, caso se confirmeo número, será uma recuperação consistente, mas afetada pelos juros altos e pelo tarifaço, queacabam adiando decisões de compra.

O executivo também ressaltou que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou umaumento de dois milhões de hectares na próxima temporada agrícola. É positivo porque entendemosque o mercado não está ruim. É um bom sinal, você acumula uma pressão de compra. Não hámáquinas suficientes, acrescentou.

Além disso, ele apontou que o mercado está saudável. Se houvesse um problema grave, nãoveríamos esse crescimento da área no Brasil; por isso, entendo que a situação é normal,enfatizou.

Ritiele Rodrigues – ritiele.rodrigues@safras.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo