São Paulo, 6 de março de 2025 – Os Estados Unidos irão suspender temporariamente as tarifassobre bens do México e do Canadá que estejam em conformidade com o acordo de livre comércio daAmérica do Norte (USMCA) até 2 de abril, anunciou a Casa Branca hoje à tarde. A decisão ocorrepoucos dias após o governo dos Estados Unidos impor tarifas de 25% sobre seus dois maioresparceiros comerciais.
A isenção cobrirá cerca de 50% das importações do México e aproximadamente 37% dasimportações do Canadá, segundo um funcionário da Casa Branca. Ele acrescentou que boa parte dasimportações canadenses são produtos energéticos, que receberam uma tarifa reduzida de 10%, emvez dos 25% aplicados a outros setores.
Segundo o funcionário, a decisão do presidente Donald Trump de conceder a suspensão dastarifas veio após reuniões com os CEOs da Ford, GM e Stellantis, onde as montadoras secomprometeram a trazer de volta suas cadeias de suprimentos do México e do Canadá para os EstadosUnidos.
A Casa Branca esclareceu que a isenção tarifária não será retroativa, ou seja, as tarifasjá pagas desde terça-feira não serão reembolsadas às empresas.
Com informações da agência de notícias “Dow Jones”.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA