EUA destruirão economias da China e do Brasil se continuarem comprando petróleo russo, diz senador

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 21 de julho de 2025 – O senador republicano Lindsey Graham afirmou nestasegunda-feira que os Estados Unidos podem adotar duras retaliações contra China, India e Brasilcaso esses países continuem comprando petróleo russo, em meio à guerra na Ucrânia.

“Isso é o que eu diria à China, à India e ao Brasil: se vocês continuarem comprandopetróleo russo barato (…) nós vamos destruí-los e esmagar sua economia”, declarou o parlamentarem entrevista à emissora Fox News.

A declaração ocorre poucos dias após o presidente Donald Trump anunciar, em 14 de julho, aintenção de impor tarifas de 100% sobre produtos russos e sanções secundárias contra paísesque mantenham comércio energético com Moscou, caso o Kremlin não aceite um acordo de paz com aUcrânia dentro de 50 dias.

O endurecimento da retórica faz parte de uma ofensiva mais ampla do Congresso norte-americano.Em abril, Graham e o senador democrata Richard Blumenthal apresentaram um projeto de leibipartidário que prevê sanções primárias e secundárias à Rússia caso o país se recuse aparticipar de negociações de paz de “boa-fé”.

O texto propõe medidas severas, como uma tarifa de 500% sobre produtos importados de naçõesque adquiram petróleo, gás, urânio e outros bens estratégicos russos.

Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo