São Paulo, 21 de julho de 2025 – As negociações comerciais entre Estados Unidos e Chinacaminham para um novo avanço, segundo o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent. Ementrevista à emissora CNBC nesta segunda-feira, ele afirmou que as tratativas estão em um “lugarmuito bom” e que uma nova rodada de conversas está prevista para acontecer em breve.
“Teremos conversas em breve. As negociações estão em um ótimo estágio”, declarou Bessent,destacando que os avanços atuais permitirão que os dois países comecem a tratar de outrasquestões sensíveis da relação bilateral.
Entre os temas citados por ele está a importação chinesa de petróleo de países sobsanções norte-americanas, como Rússia e Irã. “Infelizmente, a China está importando grandesquantidades de petróleo desses países. Se podemos começar a discutir isso, também podemoscomeçar a discutir o elefante na sala, que é esse grande reequilíbrio da economia que a Chinaprecisa fazer”, afirmou.
Na semana passada, Bessent já havia sinalizado disposição para estender a isençãotarifária à China e tentou acalmar os mercados, reforçando que não há motivos parapreocupação com a política comercial dos EUA.
Responsável por liderar as negociações com Pequim, o secretário disse ainda que espera seencontrar em breve com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng. O encontro pode ocorrer em umpaís neutro, antes ou depois da grande reunião de líderes do Partido Comunista Chinês, previstapara o início de agosto.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA