EUA impõe taxas sobre barras de ouro de 1 kg e 100 onças - FT

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 8 de agosto de 2025 – Os Estados Unidos anunciaram a imposição de tarifas sobre aimportação de barras de ouro de um quilograma e 100 onças, uma medida que pode perturbar osfluxos globais do metal e impactar fortemente a Suíça, maior refinador mundial de ouro. Adecisão, relatada pelo Financial Times, reverte uma isenção anterior e surge em meio a tensõescomerciais entre Washington e Berna, que já enfrenta uma tarifa de 39% sobre outras exportaçõespara os EUA.

De acordo com uma carta da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA datada de 31 de julho,essas barras foram reclassificadas sob um código aduaneiro que agora sujeita as importações aimpostos. A Suíça exportou cerca de US$ 61,5 bilhões em ouro para os EUA no último ano, eestima-se que US$ 24 bilhões desse valor poderão ser afetados pelas novas tarifas.

Refinarias suíças já reduziram ou suspenderam temporariamente embarques para os EUA enquantobuscam esclarecimentos legais sobre a mudança. Christoph Wild, presidente da Associação Suíçade Fabricantes e Comerciantes de Metais Preciosos, classificou a medida como “mais um golpe” nocomércio entre os dois países, dificultando o atendimento à demanda global pelo metal.

As barras de um quilo são essenciais para as negociações na bolsa Comex de Nova York, maiormercado futuro de ouro do mundo, enquanto o mercado de Londres opera principalmente com barras de400 onças. A decisão ocorre em um momento de alta nos preços do ouro, que subiram 27% em 2025devido a preocupações com inflação, aumento da dívida pública e enfraquecimento do dólar.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo