São Paulo, 9 de maio de 2025 – O Dia das Mães deste ano será promissor para o varejo paulista.Uma das datas mais relevantes para o setor deve superar os obstáculos da inflação e dos jurosaltos, sendo estimulada pelo mercado de trabalho aquecido e pela renda em elevação. A expectativaé que o faturamento dos segmentos diretamente impactados pela data cresça 5,4% em relação a maiode 2024. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de SãoPaulo (FecomercioSP). Em números absolutos, o faturamento dessas atividades pode atingir R$ 75,3bilhões, o que representa um salto de R$ 3,86 bilhões em comparação com o ano passado.
Vale lembrar que essas informações se referem a números brutos, não considerando a lucratividadedos negócios, diz a entidade.
De acordo com a projeção, as lojas de móveis e decoração deverão registrar o maior aumentonas vendas: 15,8% em relação ao ano passado.
As previsões sugerem um aumento na procura por bens duráveis para o lar, possivelmenteimpulsionado pela ampliação do crédito apesar dos juros elevados e pelo desejo de presentear asmães com itens de maior valor agregado, disse a FecomercioSP, em nota.
As vendas nas lojas de vestuário, tecidos e calçados também deverão crescer (14,7%), assim comonas farmácias e perfumarias (10%).
Segundo levantamento realizado pela FecomercioSP, 71,7% dos paulistas pretendem presentear as mães,reforçando a importância econômica da ocasião. Os dados mostram, no entanto, que quase 30% dosentrevistados não presentearão da data, seja por razões econômicas ou emocionais: 9% alegaramfalta de condições financeiras ou endividamento, enquanto 3,6% disseram estar desempregados.
Com informações da Agência Brasil.