[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
Em um contexto de inflação acima do teto da meta (5,23%) e Selic em 15% ao ano, o varejo é um dos segmentos mais afetados pelas adversidades macroeconômicas. Nesse quadro, o melhor caminho para os varejistas é olhar para dentro da empresa, analisou o professor da FIA e presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), Cláudio Felisoni de Angelo, em entrevista ao videocast DC NEWS TALKS. “Na crise, a diferença para o varejista é o que ele faz no back office”, afirmou o especialista. “Não encostando a barriga no balcão e olhando para fora.”
Segundo Felisoni, não importa o contexto externo, apostar em estratégias internas para melhorar a eficiência pode garantir boas margens ao varejista. “Hoje a competição é muito intensa. Há amplitude de escolha, o que torna o mercado price taker”, disse o professor. Ele ainda destacou que varejistas se revelam errados quando aumentam os preços para esconder ineficiência. “Quando o preço está determinado, você só pode agir da porta para dentro”, afirmou. “A diferença está naquilo que ninguém vê.”
INFORMAÇÃO – Outro aspecto levantado por Felisoni, que coordena 40 estudos periódicos anuais sobre o setor para mais de 19 mil associados, é justamente a necessidade de saber utilizar dados. “O varejo é ligação. Liga quem quer comprar, com quem quer vender”, disse. “O que faz essa ligação é a informação”. Hoje, com amplo acesso à informação e tecnologia, a diferença entre um negócio bem sucedido e um mal pode estar no uso adequado dessas ferramentas e gerir o que aprendeu, colocando em prática. “Você pode morrer num deserto por falta de água, mas você pode morrer também em um oceano de informações”, afirmou.
Por fim, o presidente do Ibevar apontou que sem investimento, o mercado não avança. Ao olhar pela janela de seus negócios e se deparar com um cenário macroeconômico complexo e desencorajador, os empresários se veem limitados a melhorar a eficiência interna e trabalhar com o que têm. “Se você não tem confiança, você não investe. Se você não investe, você não cresce”, afirmou. “Essa é a dificuldade do momento atual.” Confira a entrevista.