Futuros caem quase 3% com anúncio de cessar-fogo no Oriente Médio por Trump

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 24 de junho de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em quedana manhã desta terça-feira, com os investidores pesando o anúncio de cessar-fogo entre Israel eIrã pelo presidente dos EUA, Donald Trump, na noite de ontem.

“Uma trégua permanente entre Israel e Irã pode levar o governo Trump a reconsiderar suaposição sobre sanções e aliviar a pressão sobre Teerã”, de acordo com analistas de energia doDNB. “Se o cessar-fogo entre Israel e Irã se mantiver e se transformar em uma trégua permanente,acreditamos que o governo Trump pode ser motivado a começar a aliviar as sanções ao Irã”,afirmam Helge Andre Martinsen e Tobias Ingebrigtsen.

“Podemos sair deste conflito com uma postura mais pessimista do que antes da escalada doconflito”, continuam. No entanto, o cessar-fogo permanece frágil, já que Israel relatou terdetectado mísseis iranianos logo após o acordo e afirmou que “responderia com força”.

“Os investidores, em sua maioria, ignoraram o que, à primeira vista, pareceu um eventogeopolítico sísmico no fim de semana, e aqueles que mantiveram a calma e evitaram a redução derisco até agora provaram estar certos”, disse Kenneth Broux, chefe de pesquisa corporativa decâmbio e taxas do Société Générale.

“Os preços do petróleo caíram drasticamente, já que os ataques dos EUA às instalaçõesnucleares iranianas não conseguiram desencadear um conflito mais amplo que pudesse representar umaameaça ao fornecimento regional”, disseram os analistas do Barclays.

“O prêmio geopolítico diminuiu, mas as tensões entre Israel e Irã continuam sem solução -e o risco de erros e nova escalada ainda persiste”, disse o analista do SEB, Ole Hvalbye.

Por volta de 7h41 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para julho caía 2,86%, cotado a US$ 66,54 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para agosto recuava 2,93%, cotado a US$ 69,40 obarril.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo