Futuros fecham de lado após Rússia limitar exportações de combustível e revisão do PIB dos EUA

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 25 de setembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam opregão em leve alta, após atingirem a máxima de sete semanas no pregão anterior, com a Rússiadecidindo restringir as exportações de combustíveis até o fim do ano. No entanto, os ganhosforam limitados por novos dados econômicos dos Estados Unidos, que reduziram o otimismo emrelação a futuros cortes de juros pelo Federal Reserve.

Ontem, ambos os referenciais haviam avançado 2,5%, alcançando o nível mais alto desde 1º deagosto, impulsionados por uma queda inesperada nos estoques semanais de petróleo bruto nos EUA epor temores de que os ataques da Ucrânia à infraestrutura energética da Rússia pudessemprejudicar a oferta.

O petróleo recebeu suporte adicional depois que o vice-primeiro-ministro russo Alexander Novakafirmou nesta quinta-feira que o país introduzirá uma proibição parcial das exportações dediesel até o fim do ano e estenderá a proibição já existente sobre as exportações degasolina, em resposta à série de ataques com drones ucranianos contra refinarias russas.

Por outro lado, limitando os ganhos, o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA registrou crescimentoanualizado revisado para 3,8% no último trimestre, informou o Departamento de Comércio em suaúltima estimativa.

A reação inicial foi de venda, disse Phil Flynn, analista da Price Futures Group.

Dados econômicos mais fortes que o esperado podem levar o Federal Reserve a agir com mais cautelana hora de cortar os juros. O banco central norte-americano reduziu as taxas em 25 pontos-base nasemana passada seu primeiro corte desde dezembro e havia sinalizado novas reduções à frente.

Pressões adicionais vieram das expectativas de aumento da oferta, com mais petróleo sendo esperadodo Iraque e do Curdistão.

O Governo Regional do Curdistão (KRG) anunciou nesta quinta-feira que as exportações de petróleodevem ser retomadas em até 48 horas, após um acordo tripartite entre o Ministério do Petróleo doIraque, o Ministério de Recursos Naturais do KRG e as empresas produtoras.

O retorno das exportações curdas reacende os temores de um cenário de excesso de oferta,pressionando uma correção nos preços que vinham rondando a máxima de sete semanas, afirmouPriyanka Sachdeva, analista sênior da Phillip Nova.

O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para outubro subiu 0,02%,cotado a US$ 64,98 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, comentrega para setembro, avançou 0,16%, cotado a US$ 69,42 o barril.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo