Futuros fecham em alta após estoques nos EUA e impacto das tarifas sobre a India

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 27 de agosto de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam opregão em alta, após dados mostrarem uma queda maior do que a esperada nos estoques de petróleodos Estados Unidos e enquanto investidores avaliavam o possível impacto das novas tarifasamericanas sobre a India.

Os estoques de petróleo dos Estados Unidos caíram 2,4 milhões de barris, para 418,3 milhões debarris na semana passada, segundo a Administração de Informação de Energia (EIA), contraexpectativa de analistas consultados pela Reuters de uma queda de 1,9 milhão de barris.

Os estoques de gasolina nos Estados Unidos caíram 1,2 milhão de barris, abaixo da previsão dequeda de 2,2 milhões. Já os estoques de destilados que incluem diesel e óleo de calefação recuaram 1,8 milhão de barris, contrariando a expectativa de alta de 885 mil barris, de acordo comos dados da EIA.

O número da demanda por gasolina é positivo e mostra que as pessoas estão se preparando paraviajar no fim de semana do Dia do Trabalho. Este é o ponto alto da temporada de direção deverão, também a última grande demanda pela mistura de gasolina de verão, disse Phil Flynn,analista sênior do Price Futures Group.

O foco também esteve no dobro das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump às importaçõesda India, que agora chegam a até 50%. As tarifas, em resposta às compras indianas de petróleorusso, entraram em vigor nesta quarta-feira.

Embora o impacto imediato das tarifas dos Estados Unidos sobre as exportações indianas pareçalimitado, os efeitos indiretos sobre a economia representam desafios que precisam ser enfrentados,afirmou o Ministério das Finanças da India em seu relatório econômico mensal de julho, divulgadohoje.

Rússia e Ucrânia também intensificaram ataques à infraestrutura energética uma da outra,preocupando traders com possíveis interrupções no fornecimento.

A Rússia lançou um grande ataque com drones contra infraestrutura de energia e transporte de gásem seis regiões ucranianas durante a noite, disseram autoridades ucranianas nesta quarta-feira. AUcrânia, por sua vez, atingiu refinarias e infraestrutura de exportação de petróleo russas nosúltimos dias.

O enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, disse ontem que se reunirá com representantesucranianos em Nova York nesta semana e que Washington também está em negociações com a Rússiaem um esforço para encerrar a guerra.

A Rússia revisou para cima seu plano de exportação de petróleo bruto a partir dos portosocidentais em agosto, adicionando 200 mil barris por dia em relação ao cronograma inicial, apósataques a suas refinarias na semana passada, disseram três fontes próximas ao assunto naterça-feira.

O presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, afirmou nesta quarta-feira que as taxasde juros provavelmente cairão em algum momento, mas os formuladores de políticas precisam aguardaros próximos dados econômicos antes de decidir se será apropriado realizar um corte na reunião de16 e 17 de setembro.

Taxas de juros mais baixas podem reduzir os custos de empréstimos ao consumidor, estimular ocrescimento econômico e aumentar a demanda por petróleo.

O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para setembro subiu 1,40%,cotado a US$ 64,15 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, comentrega para agosto, avançou 1,20%, cotado a US$ 68,05 o barril.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo