São Paulo, 22 de agosto de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam opregão em alta, com operadores à espera das conversas entre o presidente dos Estados Unidos,Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin, que podem levar a um afrouxamento das sançõesimpostas a Moscou devido à guerra na Ucrânia.
Os preços do petróleo ficaram praticamente estáveis nesta sexta-feira, mas caminham parainterromper uma sequência de duas semanas de quedas, à medida que diminuem as esperanças de umapaz imediata entre Rússia e Ucrânia.
Todos estão esperando o próximo passo do presidente Trump, disse Giovanni Staunovo, analista decommodities do UBS. Nos próximos dias, parece que nada acontecerá, acrescentou.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que observará se o presidente russo,Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, conseguirão cooperar para encerrar aguerra.
Segundo Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group, ainda há incerteza sobre um possívelcessar-fogo, já que as negociações não estão avançando na velocidade que o mercado esperava.
A guerra, que já dura três anos e meio, seguiu intensa nesta semana: A Rússia lançou um ataqueaéreo na quinta-feira perto da fronteira da Ucrânia com a União Europeia. Já a Ucrânia afirmouter atingido uma refinaria russa e a estação de bombeamento de petróleo Unecha, parte crucial dooleoduto Druzhba, que abastece a Europa.
O fornecimento de petróleo russo para Hungria e Eslováquia pode ser suspenso por pelo menos cincodias.
Trump tenta organizar uma cúpula entre Putin e Zelensky para intermediar um acordo de paz. Mas oministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que não há agenda para talencontro, acusando Zelensky de dizer não a tudo.
Analistas do ING alertaram que, quanto menor a chance de cessar-fogo, maior o risco de sançõesmais duras dos EUA contra a Rússia.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para julho subiu 0,22%, cotadoa US$ 63,66 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entregapara agosto avançou 0,09%, cotado a US$ 67,73 o barril.
Na semana, o WTI subiu 1,37% e o Brent avançou 2,85%.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA