São Paulo, 28 de agosto de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam opregão em alta, revertendo perdas iniciais depois que a Casa Branca afirmou que o presidente dosEUA, Donald Trump, ficou insatisfeito ao saber que a Rússia atacou a Ucrânia com mísseis e dronesdurante a madrugada.
Segundo autoridades locais, os ataques russos contra Kiev mataram ao menos 21 pessoas. Já osmilitares ucranianos informaram que drones atingiram duas refinarias de petróleo russas durante anoite.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que Trump fará uma declaração sobre asituação ainda nesta quinta-feira. Tanto o Brent quanto o WTI estavam em queda de cerca de 1% maiscedo no pregão, mas viraram para alta após os comentários.
Traders também acompanham a resposta da India à pressão dos EUA para interromper a compra depetróleo russo, depois de Trump ter dobrado as tarifas de importação sobre produtos indianos paraaté 50% na quarta-feira. Apesar disso, exportadores afirmam que os embarques russos para a Indiadevem aumentar em setembro, desafiando Washington.
No início do dia, o petróleo operava em baixa diante da perspectiva de menor demanda decombustível após o feriado do Dia do Trabalho nos EUA. Além disso, a Opep+ planeja aumentar aprodução em setembro em 547 mil barris por dia, ampliando a oferta global.
A consultoria Ritterbusch and Associates disse em nota que esse cenário deve elevar os estoques depetróleo:
Isso pesará sobre os futuros de energia em geral à medida que o verão dá lugar ao outono, com ademanda por gasolina caindo e as refinarias migrando para o produto de inverno, de menor preço.
Outro fator que limitou a alta do petróleo foi a retomada do fluxo de petróleo russo pela linhaDruzhba para Hungria e Eslováquia, após uma interrupção causada por ataque ucraniano emterritório russo na semana passada, segundo a petrolífera húngara MOL e o ministro da Economia daEslováquia.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para setembro subiu 0,70%,cotado a US$ 64,60 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, comentrega para agosto, avançou 0,84%, cotado a US$ 68,62 o barril.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA